A juventude em êxtase. O mundo inteiro entra numa alucinada e apaixonada admiração por um quarteto de jovens ingleses que veio para mudar ...

Beatlemania

literatura paraibana cronica beatles beatlemania musica influencia musical
A juventude em êxtase. O mundo inteiro entra numa alucinada e apaixonada admiração por um quarteto de jovens ingleses que veio para mudar comportamentos, indumentárias e conceitos. A beatlemania nasceu em outubro de 1963, quando quatro ingleses na faixa dos vinte anos surpreenderam, promovendo a mais revolucionária das mudanças de procedimentos de que temos conhecimento na história.


Naquela noite do início da década de sessenta eles cantaram apenas duas músicas: “She Loves You” e “Twist and Shout”. O bastante para fazer entrar em delírio os fãs que se aglomeravam em torno do local onde se apresentavam. Nascia a beatlemania, atitudes e condutas ditadas por um modismo influenciado por tudo o que eles faziam. A partir daí nada foi como antes. Iniciava -se um novo tempo e eu estava inserido no contexto.

Relembro disso com saudade. Letras contestadoras e revolucionarias incendiaram as mentes jovens da época. Roupas com cores fortes, anéis e sapatos com saltos altos, e cabelos compridos, passaram a fazer a referência de estilo da juventude. Eles chegaram para mudar, e mudaram.


A ”beatlemania” foi muito mais do que um marco temporal, tornou-se o símbolo de uma geração que se dispunha a mudar o mundo. Dela nasceu o “iê-iê-iê” no Brasil e toda uma nova forma de fazer música, com recursos da eletrônica, inovando ritmos e performances artísticas. Os Beatles passaram a ser referencia da mocidade, exemplos de postura e pensamento de um novo tempo.

Sinto orgulho de fazer parte dessa geração. A época em que os jovens pela música promoveram uma revolução de costumes e de pensamentos. Desculpem meus filhos e netos mas nem em cem anos acontecerá fenômeno igual. Os Beatles são insubstituíveis.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Estamos juntos Rui Leitão...fomos felizmente incendiados por essa Beatlenania!! que nos mantém as infindáveis chamas!!!
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  2. Verdade mesmo Rui Leitão!! fomos incendiados pela Beatlemania!! e ficamos chamuscados !!!
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  3. Que músicas! Que mudança na forma do jovem pensar! E inaugurou o globalismo: foi no mundo todo! Até na minha pequenina Misericórdia o meu avô, Josué Pedrosa, falou mal dos Beatles!
    Muito bom, Rui. Bis!

    ResponderExcluir

leia também