Nelson Gonçalves e Adelino Moreira lançaram em 58 o samba-canção Escultura , em que o boêmio – cansado de tanto amar – começa a... escultu...

A mulher ideal

literatura paraibana mulheres notaveis arte mulher ideal feminismo poder feminino
Nelson Gonçalves e Adelino Moreira lançaram em 58 o samba-canção Escultura , em que o boêmio – cansado de tanto amar – começa a... esculturar... uma mulher-fantasia, contando, para isso, com a voz de Dulcineia, a malícia de Frineia, a pureza de Maria, além do sorriso e o olhar de Gioconda, de du Barry, o glamour, e o porte de nobreza... de madame Pompadour.

A ideia, claro, vem da lenda do escultor Pigmalião que, cansado das cortesãs do Chipre, isola-se e esculpe o que seria sua mulher ideal, toda beleza e pudor, apaixonando-se por ela,
literatura paraibana mulheres notaveis arte mulher ideal feminismo poder feminino
assim que a vê pronta, de modo que Afrodite a torna viva, especialmente, para ele.

Em 1913, Bernard Shaw publicou um texto teatral de grande sucesso, Pigmalião, que logo virou um musical, e o musical – em 64 — um filme de George Cukor, My Fair Lady, em que — como quis o dramaturgo — transportou-se a lenda grega para a Londres de seu tempo, o escultor passando a ser um refinado fonoaudiólogo, enquanto a pedra bruta passou a ser uma florista de vocabulário e modos terríveis, donde uma aposta — dele, com um amigo —, de que — em seis meses — transformaria aquele desastre humano numa dama, pela qual ele se apaixona.

Já em 2002, Andrew Niccol escreveu, produziu e dirigiu o filme Simone (S1MØNE), em que um diretor de cinema, interpretado por Al Pacino, cuja carreira vai mal, se desespera ao ver a estrela de sua próxima tentativa de finalmente recuperar o prestígio, rescindir o contrato e se mandar, pelo que arrisca uma saída louca: cria, em computador, a atriz de seus sonhos, a que dá o nome de Simone — derivado de um avançado programa — Simulation One – de que só ele tem conhecimento. É extraordinário como o trecho que transcrevo abaixo, do roteiro, nos remete diretamente ao Escultura do Nelson Gonçalves:

— Simone tem a voz da jovem Jane Fonda, o corpo de Sophia Loren, a graça de Grace Kelly, o rosto de Audrey Hepburn.

literatura paraibana mulheres notaveis arte mulher ideal feminismo poder feminino
É importante lembrar que tais ingredientes da perfeição feminina também chegavam aos meninos, e me remetem a uma personagem de histórias em quadrinhos, irmã do Capitão Marvel, marcante na minha infância. Criada em dezembro de 42, Mary Batson gritava SHAZAM!, com o que caía um raio, transformando-a em Mary Marvel. SHAZAM era a palavra mágica composta — e tome Nelson Gonçalves de novo — do S de Selene (vigor), H de Hipólita (força), A de Ariadne (coragem), Z de Zéfiro (voo), A de Aurora (beleza), M de Minerva (sabedoria). Suas feições originais eram as de Judy Garland, em grande evidência junto às crianças, na época, por causa do sucesso estrondoso do Mágico de Oz.

literatura paraibana mulheres notaveis arte mulher ideal feminismo poder feminino
As atrizes de Hollywood, aliás, se tornariam modelos para milhões de outras mulheres. Quantas adotaram as sobrancelhas a lápis de Marlene Dietrich, o corte e penteado de Louise Brooks, a cintura de Lollobrigida, o louro platinado de Jean Harlow! A própria Audrey Hepburn não seria modelo apenas de S1MØNE. A célebre soprano Maria Callas chegaria a perder 30 kg — esculpiu-se —, apaixonada pelos movimentos de cisne, da atriz. No seu site oficial, lê-se que “tomando a sublime Audrey Hepburn por modelo, veio a ser tida como uma das mais elegantes e fascinantes mulheres do mundo”.

Afinal, em que consiste a beleza feminina?

— Em perfeição, ausência de erro, diz o biólogo evolucionista Armand Marie Leroi.

Mas a mulher ideal é mais que isso. Veja bem: o samba-canção Escultura é de 58. Em 59, Vinicius de Moraes também passa ao país a sua Receita de Mulher.

— As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental. É preciso que haja qualquer coisa de flor em tudo isso, qualquer coisa de dança, qualquer coisa de haute couture em tudo isso (ou então que a mulher se socialize elegantemente em azul, como na República Popular Chinesa).

Mais ainda:

— Ah, que a mulher dê sempre a impressão de que se se fechar os olhos, ao abri-los ela não mais estará presente com seu sorriso e suas tramas. Que ela surja, não venha; parta, não vá, e que possua uma certa capacidade de emudecer subitamente e nos fazer beber o fel da dúvida.

— e que exale sempre o impossível perfume; e destile sempre o embriagante mel.

Confirma-se o bíblico Cântico dos Cânticos, em que o rei poeta assim descreve sua amada:

— Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa. Teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeo; Teus seios são como dois filhos — também gêmeos — da gazela, que se apascentam entre os lírios. Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha.

Ovídio, poeta clássico romano, diz:

— O que na verdade embeleza a mulher é a virtude.

Daí “a pureza de Maria”, do nosso samba-canção. Mas... e a malícia de Frineia? Neruda:

— Um homem só encontra a mulher ideal, quando olha no seu rosto e vê um anjo e, tendo-a nos braços, tem as tentações que só os demônios provocam...

Já para o primeiro autor cristão a escrever em latim, Tertuliano, ...a mulher que se maquila quer mascarar defeitos físicos e se tornar atraente para o marido e, pior, para os estranhos, o que enfurece Hamlet contra Ofélia.

John William Waterhouse, 1894
— Ouvi falar de suas pinturas, também. Deus lhes deu um rosto e vocês fazem outros. Se precisa mesmo casar, case com um imbecil, porque os espertos sabem muito bem que monstros vocês fazem deles.

Freud explica.

— Hamlet é capaz de qualquer coisa, menos vingar-se do homem que eliminou seu pai e tomou o lugar dele junto a sua mãe, o homem que lhe mostra os desejos recalcados de sua própria infância realizados.

Sim, vê-se que, para Freud... a mulher ideal nada tem de Judy Garland, Maria Virgem, nem Du Barry, Gioconda, Frineia ou Audrey Hepburn.

— É destino de todos nós, talvez, dirigir nosso primeiro impulso sexual para nossa mãe.

Jung — discípulo, depois dissidente dele — diz que toda mulher tem seu Animus, todo homem sua Anima, mas acaba afirmando a mesma coisa que o mestre:

— Todas as tendências psicológicas femininas na psique do homem são personificadas por sua Anima, cujo caráter é, em geral, determinado por sua mãe. É a presença da Anima que faz um homem apaixonar-se subitamente, ao avistar pela primeira vez uma mulher, sentindo de imediato que é “ela”. Sente-se como se já a conhecesse a vida inteira.

Mas o tempo passa, as mulheres mudam.

Mudam, principalmente porque, dois anos depois do lançamento do samba-canção Escultura, um depois da criação do poema Receita de Mulher, surgiu um fato novo, que iria desvincular a malícia de Frineia da pureza de Maria: foi colocada no mercado, em 60, a pílula anticoncepcional, desenvolvida pelo cientista americano Gregory Pincus, que teve a plena massificação de seu uso apenas no fim da década, com os movimentos estudantis, contribuindo decisivamente para a emancipação feminina.

“A Beleza Tá na Rua!”, proclamou-se. Separara-se o sexo da procriação, e a mulher passou, pela primeira vez, a decidir se queria filhos. Era a chamada Revolução Sexual. Com isso, a taxa de natalidade, que em 60 era 6,3 filhos por mulher, 50 anos depois se reduziu a 1,8. Os casais não estavam, mais, se repondo.

literatura paraibana mulheres notaveis arte mulher ideal feminismo poder feminino
E há uma diferença muito grande entre a Maria da Anunciação... e a Barbarella de Jane Fonda, no filme de 68.

E que tal Alcione cantando Mulher Ideal ?

— Eu sou aquilo que sou, e se quiser me mudar, você vai se arrepender, pois foi assim que gostou, foi desse jeito que amou, além do bem e do mal. Sou a mulher ideal.

Segundo o Eurostat, em 2035 o número de habitantes do continente europeu atingirá o pico de 521 milhões, e começará a cair. No Brasil isso se dará mais lentamente, e se prevê para 2038 o ano em que começaremos a ter cada vez menos gente, o que significa que, finalmente, à custa de muita poluição, chegaremos ao cumprimento do Gênesis 1.28, quando seu autor ficcionou a cena de um Criador dizendo ao primeiro casal:

— Crescei e multiplicai-vos, enchei a Terra e sujeitai-a, dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem na terra.

Mulher Ideal?

Para quem?

O autor do Gênesis não faria, hoje, o Jeová dizer “Não é bom que o homem fique só”. Nem Drummond diria esta que, hoje, é uma pomposa bobagem:

— Os homens distinguem-se pelo que fazem; as mulheres, pelo que levam os homens a fazer.

O que se viu, no decorrer da História, foi brilharem figuras excepcionais, o ideal feminino passando a ter outros protótipos, como Hipácia, Artemisia Gentileschi, Madame Curie, Guiomar Novaes, Clarice Lispector, Virginia Woolf, Nise da Silveira, Pina Bausch, Martha Argerich... a princípio como exceções entre mulheres cuja beleza... física, na absoluta maioria delas, era totalmente voltada para a conquista de maridos, objetivando pencas de filhos, tribos de netos. Mas a mulher ideal... mudou, como a frase, que passou a ser dita por elas a elas mesmas:

— Crescei... e multiplicai-vos.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Saltando-me aos olhos, via seu brilhante texto, todos os perfis de mulheres acima citadas, mestre Solha. Mas entre Ovídio, via provérbios: "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis". (31,v10); E Neruda, via Eclesiastes:"coisa mais amarga que a morte:mulher cujo coração são redes e laços e mãos,ataduras. O pecador será preso por ela"(7,26); eu fico com o ideal de mulher anjo-demônio deste último imenso poeta latino-americano!
    Grande abraço,amigo Solha!

    ResponderExcluir

leia também