Hitler imaginou um Terceiro Reich de Mil Anos. Durou doze. Francisco, il Poverello d´Assisi : O Pobrezinho de Assis - , ao voltar da...

A caixa preta

misterios historicos paradoxos surpresas

Hitler imaginou um Terceiro Reich de Mil Anos. Durou doze.


Francisco, il Poverello d´Assisi:
O Pobrezinho de Assis - , ao voltar da peregrinação à Terra Santa, deu com sua ordem religiosa burocratizada, dotada de cofres-fortes e arquivos. Perdera-se o fundamental voto de pobreza e o despojamento absolutos que pretendera estabelecer.


Gandhi, depois de finalmente conseguir livrar a Índia da Inglaterra, assistiu a uma enorme parte de sua pátria - a muçulmana - se entregar a um massacre contra seus conterrâneos... e fundar a República Islâmica do Paquistão.


Guevara desapareceu de Cuba, depois de um conflito com Fidel sobre os rumos da economia da Ilha – era contra a monocultura da cana, por exemplo, patrocinada pela URSS, coisa que ele não aprovava. Ao voltar do sumiço, os dois tiveram quarenta horas diretas de discussão e ele terminou deixando Havana de vez, acabando por morrer fuzilado numa guerrilha inglória, na Bolívia.


Van Gogh deu um tiro no peito, ante o balanço que fizera da miséria geral a que sua vida se reduzira, ele próprio um peso pro irmão mais novo, Théo, que o sustentava por mais de dez anos, pois o adorava, mas que agora se casara e acabara de ser pai. As cartas a Théo - são um prazer de se ler e se ver, pois cheias de desenhos. Logo depois de Vincent, o mano também faleceu. A viúva - manipulando bem a história trágica do cunhado - ficou rica com o enorme estoque de telas dele, que herdara.


Chaplin deu uma última cartada – em A Condessa de Hong Kong - , jogando pesado num filme que tinha tudo pra dar certo – Marlon Brando e Sophia Loren incluídos – e quebrou a cara, como Abel Gance, que em 1927 partiu pra uma superprodução em revolucionária tela tripla: Napoleão, mas foi apagado completamente pelo advento do cinema sonoro.


O futuro, frequentemente, é um presente ... de grego.

Nem sempre, felizmente. Lord Rosse fez - no século XIX - um desenho que se revelou surpreendentemente fiel da galáxia M 51, como confirmado pelo Hubble. Galileu, fez um desenho das manchas solares, em 1612, que as fotos do século XX avalizaram.


Veja isto:
Evangelho segundo João, 6: 9-13:

Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.

E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, Jesus disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.

Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.


Há um esboço da cena em II Reis 4-42-45 ( + - 500 a.C):

E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus (Eliseu) pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e ele disse: Dá ao povo, para que coma.

Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o SENHOR: Comerão, e sobejará.

Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do SENHOR
.


Todo autor recebe – queira ou não – ajuda:

Se você leu o belo romance de Tracy Chevalier – Moça com Brinco de Pérola – ou viu o também esplêndido filme homônimo baseado nele, de Petter Weber, vai lembrar o momento em que a sensibilíssima criada (que acabaria posando para o retrato que justifica o título do livro e filme), faz a limpeza do ateliê do patrão – Vermeer - até que para ante o quadro que está sendo pintado, que reproduz o ambiente em que ela está ... e tira dali a cadeira, que sente sobrar na composição.

Quando o artista chega e se vê sem o móvel, sente a justeza da alteração.


Coisa semelhante ocorre no filme Camille Claudel, em que vemos o grande Rodin devendo as melhores poses de várias de suas esculturas a essa discípula.


Com T. S. Eliot aconteceu o mesmo.

Escreveu The Waste Land. Ezra Pound, ao lhe serem submetidos os originais, salvou-os do próprio autor, fazendo-lhes uma série de supressões que reduziram o livro à metade.


Já Beethoven dedicou a Napoleão a Terceira Sinfonia (Eroica), pois o considerava um libertador, mas, quando soube que ele se autocoroara imperador...

... rasurou o Buonaparte na dedicatória:


Marx e Engels terminam a primeira parte do Manifesto Comunista de 1848, depois de uma soberba demonstração de conhecimento de História - graças ao qual criaram... o determinismo histórico:

A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.

Mas Lênin, ao ver – quase 70 anos depois – que isso não acontecia, levou em conta que um operário jamais teria tempo de estudar os problemas econômicos e políticos da Rússia e do mundo, juntou o que chamou de “revolucionários profissionais” e fez a revolução em seu país nada industrializado.


Só nos resta trabalhar... para ver em que nosso propósito dá. O futuro é, sempre, uma caixa preta.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também