LUGAR DE FALA Em qual lugar minha voz se instala, se é no silêncio que o que digo mais se declara? DO BEIJO a voz cala...

Ponteio (II)

poesia paraibana livro ponteio
 
 
LUGAR DE FALA
Em qual lugar minha voz se instala, se é no silêncio que o que digo mais se declara?
DO BEIJO
a voz calada em nós a vez agora a sós o desejo cálido e veloz embaixo de frios lençóis um beijo tácito e atroz
REFÚGIO
No livro da vida que vivo, escrevo minha sede e minha fome. O verso torto que cultivo é abrigo, porto seguro e liame.
SOLITUDE
Lá fora, a lua vaga. Um cão, sozinho, ladra. Sem sono, a noite tarda.
PELA JANELA
Pela janela do quarto de minha mãe, vejo a vida correr lá fora. As folhas das árvores da praça acenam para mim. A sombra da igreja se projeta pelas ruas e calçadas afins. Escuto a voz dela chamando pelo pai, pela mãe, pelos irmãos. E todos eles já foram embora... Aqui dentro, tudo, aos poucos, vai desvanecendo. É como se o que nos mantivesse fosse a memória. Não a de agora, mas a do que fomos outrora.

Poemas do livro "Ponteio"

O livro PONTEIO (Marineuma de Oliveira - junho, 2022), selecionado no concurso literário A arte da escrita, promovido pela União Brasileira de Escritores da Paraíba - (UBE-PB), traz uma série de sessenta poemas escritos nos últimos dois anos, cujo eixo norteador é fazer uma conexão poética através de linguagens,
poesia livro ponteio bordado
como a música, dança, teatro e as artes visuais, numa costura feita pela literatura.

Para cada poema, na página esquerda ao lado, há um “ponteio”, que pode ser entendido como um mote, uma epígrafe, um refrão, um pensamento, uma filosofia. Os temas desenvolvidos nos textos são os mais diversos, porém sobressaem angústias e reflexões diante do tempo, do envelhecer, da finitude da vida e da morte iminente. Com projeto gráfico do poeta Juca Pontes, fotografia de Antônio David Diniz e capa e elementos ilustrativos da arquiteta e artista visual Valéria Antunes, o livro traz apresentação da professora Neide Medeiros, que é membro da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba e da União Brasileira de Escritores da Paraíba (UBE-PB).

SOBRE A AUTORA Doutora em Linguística e professora associada da UFPB. Desenvolve projetos cujo objeto de estudo é a linguagem poética. Coordena o grupo Poética Evocare e já participou de várias coletâneas com artigos acadêmicos, assim como de algumas antologias poéticas. É autora de três livros de poesia: Vida Roda (1990), Entre Parênteses (2021) e Ponteio (2022). Seus livros podem ser adquiridos através de contato direto pelas redes sociais @marineumaoliveira (Facebook e Instagram).

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também