Li Mensagem de Fernando Pessoa. Senti falta de uma personagem histórica: Dom Egas Moniz IV, o Aio. Sem ele não teríamos a Dinastia de ...

Mensagem de Fernando Pessoa: Dom Egas Moniz IV, o Aio e Bandarra

 fernando pessoa egas Moniz aio bandarra
Li Mensagem de Fernando Pessoa. Senti falta de uma personagem histórica: Dom Egas Moniz IV, o Aio. Sem ele não teríamos a Dinastia de Borgonha, quiçá Portugal. Mas o certo também é que todos que descendem dos primeiros colonizadores portugueses descendem de Dom Egas Moniz, o Aio. Inclusive eu, por diversas vezes, por suas duas esposas.

 fernando pessoa egas Moniz aio bandarra
Egas Moniz IV - Painel de Azulejo na Estação de São Bento (Porto) Yellow.Cat
É o DNA comum nas genealogias Vicentina e Pernambucana que se irradiaram pelo país. Dom Egas Moniz IV foi casado 2 vezes: com Dona Teresa de Celanova e Dona Dórdia Pais de Azevedo. Trazia forte ancestralidade judaica. É o ancestral comum do Brasil-luso, avoengo de Portugal, Adão do Brasil luso. Mentor de Dom Afonso Henriques, primeiro Rei português. Vou reler Mensagem.

Talvez encontre no simbolismo do Graal e no nascimento de Portugal alguma menção tácita.

 fernando pessoa egas Moniz aio bandarra
GD'Art
Mas temos a citação de Gonçalo Annes, o Bandarra, esposo de Briolanja, meus décimo-quintos avós. Descendo do neto/bisneto que se estabeleceram na cidade do Rio de Janeiro em torno de 1600:

O BANDARRA Sonhava, anónimo e disperso, O Império por Deus mesmo visto, Confuso como o Universo E plebeu como Jesus Cristo. Não foi nem santo nem herói, Mas Deus sagrou com Seu sinal Este, cujo coração foi Não português mas Portugal." (Alberto Caeiro)
 fernando pessoa egas Moniz aio bandarra
Fernando Pessoa CC0
Compartilho com vocês endereços acessíveis para localizar as trovas de Gonçalo Annes, o Bandarra. Ele que foi sapateiro e profeta em Trancoso (Portugal) nascido em 1500, é um dos homenageados por Fernando Pessoa (Alberto Caeiro) com o poema acima na obra Mensagem.

Tido como arauto do retorno de Dom Sebastião. Bandarra foi processado pelo Tribunal do Santo Ofício, mas sem maiores consequências. Ninguém sabe a origem de Bandarra: se cristão-novo ou cristão-velho. Os endereços podem ser acessados ou jogados no Google para baixarem suas trovas.

 fernando pessoa egas Moniz aio bandarra
Egas Moniz perante o Rei de Leão Roque Gameiro
Dedicarei meus próximos dias lendo a primeira indicação (27 laudas) com as trovas compiladas, sem as notas e comentários da segunda sugestão que ficam para outra oportunidade.

Bandarra não foi apenas um arauto ou místico religioso, profeta que morreu aos 56 anos de idade, mas fez das suas trovas um instrumento de denúncia social contra a abusividade dos tributos cobrados pelos senhores do lugar. Continuaremos nosso estudo sobre Mensagem e seus simbolismos esotéricos e históricos.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também