Justiça seja feita: o governador João Azevedo tem sido um grande amigo do patrimônio histórico e cultural da cidade. Não é só o fato d...

O restaurador

restauracao centro historico joao pessoa governador paraiba joao azevedo
Justiça seja feita: o governador João Azevedo tem sido um grande amigo do patrimônio histórico e cultural da cidade. Não é só o fato de ele ser pessoense que conta nessa benemerência, mas certamente também sua consciência de cidadão responsável pelo bem público, pois sem esta, sabemos, nada se faz nessa área. Os inúmeros imóveis antigos recuperados nos dois mandatos do atual governador estão aí para quem quiser ver, como prova de sua especial atenção para esse nem sempre lembrado aspecto dos deveres governamentais. Essas importantes obras são fatos e contra estes não há argumento.

restauracao centro historico joao pessoa governador paraiba joao azevedo
Governador João Azevedo e o presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, inspecionam o Casarão dos Azulejos em parceria para ação de restauração do centro histórico de João Pessoa ▪️ Foto: Roberto Guedes / A União
Não sou correligionário do senhor João Azevedo nem de ninguém, esclareço ao leitor. Mas considero um dever reconhecer e aplaudir o que merece ser reconhecido e aplaudido. Não fazê-lo deliberadamente, por interesse ou má-fé, constitui omissão imperdoável, para não dizer coisa pior. Será que só sabemos criticar? Só sabemos destacar os defeitos e nunca as virtudes? Claro que estas são geralmente raras, raríssimas até, neste Brasil de vida pública tão rasteira, mas isso deve ser mais uma razão para realçar as qualidades, quando elas surgem.

Há poucos dias, o governo estadual entregou à cidade, totalmente restaurado – e belo -, o antigo prédio entre as praças Pedro Américo e Aristides Lobo, onde funcionara a Assembleia Legislativa e depois o comando da Polícia Militar. Será o Palácio dos Despachos, onde trabalharão o governador e
restauracao centro historico joao pessoa governador paraiba joao azevedo
Palácio dos Despachos (João Pessoa) ▪️ Fonte: TJPB
os auxiliares mais próximos, o que certamente injetará vida e movimento àquela parte do centro histórico, tão carente desses estímulos.

Ali perto, outro presente foi dado à urbe recentemente: o bonito prédio do extinto Colégio das Neves, agora destinado ao Parque Tecnológico Horizontes da Inovação. Mais vida e mais movimento para uma área que, não fosse isso, estaria fatalmente destinada à degradação. Poucos passos adiante, nos fundos da Academia Paraibana de Letras, o governo estadual implantará, com total respeito à arquitetura do entorno, o Memorial de Augusto dos |Anjos, saldando antiga dívida pública para com a memória do grande paraibano. Nas proximidades, no célebre “Casarão dos Azulejos”, de frente para o Palácio do Bispo, o Tribunal Regional Eleitoral está instalando o seu museu, recuperando e preservando um imóvel valiosíssimo, do ponto de vista histórico e arquitetônico. Imóvel que inevitavelmente degradar-se-ia sem uma ocupação responsável e criteriosa.

Na Praça João Pessoa, brilham os prédios do Palácio da Redenção, agora convertido em Museu da História da Paraíba, minucioso e dedicado trabalho dirigido pelo saudoso artista plástico e acadêmico Chico Pereira, e do Palácio da Justiça, restaurado em sua imponência externa e interna. Falta agora voltarem as vistas para a antiga Faculdade de Direito e, um pouquinho mais à frente, na direção das Trincheiras, para a Academia de Comércio. Estes dois últimos imóveis pertencem, se não me engano, à UFPB, a qual deve ser a primeira a dar o bom exemplo no respeito ao patrimônio arquitetônico e histórico da cidade, após o inexplicável descaso que fez ir ao chão o antigo prédio da Faculdade de Medicina, ao lado do Cemitério Senhor da Boa Sentença.

restauracao centro historico joao pessoa governador paraiba joao azevedo
Praça João Pessoa, conhecida como Praça dos Três Poderes, na capital paraibana ▪️ Foto: Noélia Brito, via Wikipedia
Nas Trincheiras, o governo do estado recuperou um casarão em ruínas para instalar secretaria ou repartição semelhante, estimulando a iniciativa privada a fazer o mesmo. A Câmara Municipal está erguendo a sua nova sede na mesma rua, preservando e renovando as residências antigas que estão no terreno. É mais uma forma de assegurar ao centro vida e movimento, sem os quais, não temos dúvida, a morte é certa. Nas proximidades, o padre Marcelo Arruda, sempre caprichoso com as casas de Deus sob a sua responsabilidade, acabou de fazer um notável trabalho de restauração na Igreja de Lourdes, dando-lhe um realce extraordinário, principalmente à noite, através de iluminação ornamental.

restauracao centro historico joao pessoa governador paraiba joao azevedo
Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em João Pessoa-PB ▪️ Fonte: TV Correio, via YouTube
No adro da Igreja São Francisco e na própria fachada do templo, joia mais valiosa de nosso acervo cultural, pelo que sei, o governo estadual tem colaborado com os necessários e inadiáveis trabalhos restauradores levados à frente pelo padre Marcondes Meneses, faltando, para completar a obra meritória no local, a recuperação do Colégio Arquidiocesano Pio XII, dando-lhe em seguida uma destinação apropriada.

São todas estas obras importantíssimas para a cidade e para a Paraíba. Sem elas estamos condenados à irrelevância. Talvez, do ponto de vista eleitoral, sejam realizações que não rendem votos, mas é exatamente esse detalhe que engrandece os governantes que as promovem, esse mesmo pormenor que diferencia, para a posteridade, o estadista do mero gestor.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Samuel Amaral26/1/26 10:42

    O governo João Azevedo está de parabéns pelo legado de preservação do nosso Centro Histórico. Esperamos que não seja apenas um projeto de governo, mas de Estado, que transcenda gestões passageiras. Acompanho um canal muito bom no YouTube chamado São Paulo nas alturas, do jornalista Raul Juste Lores. Ele foca em São Paulo, mas visita várias cidades do mundo. Uma das lições que ele mostra de projetos bem-sucedidos de Centros Históricos pelo mundo é a presença de moradores - gente circulando depois antes das 6h e depois das 18h. Também um comércio de rua pujante: farmácia, padaria, barzinho da esquina. Tudo isso faz com que o Centro se torne um organismo vivo a qualquer hora do dia. As restaurações são fundamentais e muito belas, mas outros passos precisam ser dados. Como sempre, parabéns, Gil Messias.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Samuel. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, amigo Gil. Temos que fazer justiça. Dar a César o que é de César.

    Sérgio

    ResponderExcluir
  4. Sérgio Rolim

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Sérgio.

    ResponderExcluir

leia também