Era o 2 de dezembro de 1945, o mais cívico dos anos de toda a minha vivência, embora não passasse dos meus 12 anos ou, talvez mesmo, p...

O mais alvissareiro dos anos

eleicoes 1945 dutra brigadeiro
Era o 2 de dezembro de 1945, o mais cívico dos anos de toda a minha vivência, embora não passasse dos meus 12 anos ou, talvez mesmo, por isso. Foi o ano em que a Grande Guerra acabou, a narração do rádio televisionada pela imaginação, o público a fazer auditório aquém do balcão da mercearia de Seu Nequinho, um dos grandes do nosso pequeno comércio.

eleicoes 1945 dutra brigadeiro
Edição extra de O Globo anuncia, em 7 de maio de 1945, a rendição das forças alemãs e o fim da guerra na Europa, recebido no Brasil com manchetes de “Vitória!”. ▪ Fonte: BN
No colégio, num fim de tarde de maio, em Campina Grande, o diretor antecipa-se em encerrar as aulas e a nos anunciar a rendição do império nazista sob o cerco russo e a comemoração, no dia seguinte, 8 de maio, com desfile cívico do Pio XI, a partir da catedral da Conceição, na Floriano Peixoto recém-convertida em grande avenida. São vivas e bem vivas as palavras do diretor, padre Odilon Pedrosa, a saudar a nova aurora democrática num fulgor que não sabíamos se mais dos seus olhos ou do discurso. “Liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade política, o homem voltando a senhor dos seus passos, do seu destino e do destino do próprio país! Com o poder sujeito a eleições virá de nossas próprias mãos, ricas ou humildes, a soberania” – palavras que nos levam a lembrar o dia de hoje, o país, o estado em nossas mãos desarmadas”, achado que anotei há anos de uma de suas veemências no jornal A IMPRENSA, que veio dirigir e pouco demorou transferido para Pirpirituba.

Ah, onde estão Luiz Mota, Fernando Cunha Lima - companheiro de sala de aula, Raimundo Adolfo, Nereu Pereira, Roberto Schabo, Miriel Azevedo, Nouri, Paulo Fracinete Antônio Rached, Otávio Isidro, Otaviano Braz, o pequeno Oscar, Leônidas (que pagava o colégio
eleicoes 1945 dutra brigadeiro
Multidão recebe os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira no Rio de Janeiro, em 1945, após o retorno da campanha na Itália. ▪ Fonte: Arquivo Nacional.
com os galinhos de açúcar que ele mesmo fazia), todos a desfilarem de peito estufado, mesmo eu de peito escavado, peito de sapateiro?!

Com a liberdade a soprar impetuosa sobre os escombros da guerra, Getúlio passa de ditador a democrata, logo ovacionado no desfile dos pracinhas desembarcados no Rio, a imagem do ditador incrivelmente ofuscada pelo criador do salário-mínimo, fundador da Companhia Siderúrgica Nacional, da Petrobrás, a isto se somando às benesses do ano a quebra da censura com a entrevista de José Américo rompendo a censura, levando do já ex-ditador a convocar eleições, ressurgindo os partidos políticos e o calor das eleições.

No Brasil profundo do menino aldeão reflete-se este grande alvoroço ainda que vivido de forma indireta ou através das ondas curtas do rádio e das figuras que nos pareciam imensas no jornal: Churchill, De Gaulle, Roosevelt, Stalin. Aldeia, sim, mas não muito diferente do resto do país, os ricos, que não eram muitos, do lado do Brigadeiro e os funcionários e comerciantes do lado de Dutra. Amizades rompidas a evitarem as calçadas adversárias por amor ao Brigadeiro da UDN ou ao “Caneco amassado” do PSD.

eleicoes 1945 dutra brigadeiro
eleicoes 1945 dutra brigadeiro
Cartazes de Eduardo Gomes (o Brigadeiro), da UDN, e Eurico Gaspar Dutra, do PSD, principais adversários na eleição presidencial de 2 de dezembro de 1945, a primeira realizada após o fim do Estado Novo. ▪ Fonte: Wikimedia
Mas com liberdade de convivência com os grandes cartazes pregados nas esquinas principais, o de Prestes, “Cavaleiro da esperança” confrontando com o largo da Matriz, a desafiar a tolerância do cônego José Borges.

eleicoes 1945 dutra brigadeiro
Luís Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança”, símbolo do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no cenário político de 1945, após a redemocratização e a legalização do partido. ▪ Fonte: Wikimedia
Não me lembro, nestes anos todos, de outro mais repleto de alvíssaras com José Américo e Samuel Duarte no protagonismo da política nacional, produtos das nossas terras brejeiras.

De quebra, foi ainda o ano do baião, invenção de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “um ritmo popular nordestino num gênero musical novo, o mais prestigiado no Brasil antes da Bossa Nova” – como anota Darcy Ribeiro em seu Aos Trancos e Barrancos.
  Publicado hoje, 04/10/26, no jornal A União

COMENTÁRIOS

leia também

Postagens mais visitadas