Em uma das suas palestras, Ariano Suassuna, em tom de chiste, disse que a Grécia não inventou a tragédia . No máximo, continuou ele, a Gréc...

Ensinamentos da Tragédia Grega

ambiente de leitura carlos romero milton marques junior mitologia tragedia grega moral da tragedia grega democracia grega ensinamento da tragedia grega

Em uma das suas palestras, Ariano Suassuna, em tom de chiste, disse que a Grécia não inventou a tragédia. No máximo, continuou ele, a Grécia inventou a tragédia grega. Claro que um homem com a erudição de Ariano, que foi professor de estética, disse isto para fazer uma das tantas provocações, o que era peculiar nas suas conversas. De minha parte, prefiro afirmar que foi uma blague, porque se ele tiver dito a sério, é um caso único de alguém estar certo e errado, ao mesmo tempo.

Ariano está certo porque a Grécia, sem sombra de dúvida, inventou a tragédia grega. Ele está errado, porque a tragédia, da maneira como se desenvolvia em Atenas, no Teatro de Dionisos, no pé da Acrópole, só poderia ser criada num mundo livre, em que a crítica aos poderosos fosse tolerada.

ambiente de leitura carlos romero milton marques junior mitologia tragedia grega moral da tragedia grega democracia grega ensinamento da tragedia grega

Não me ocorre que, entre o século V e IV a. C., houvesse, ao menos no ocidente, outra civilização que cultivasse, como modo de vida, a democracia. Digo modo de vida e não regime político, porque, para o ateniense desse período, a política era toda a ação do cidadão voltada para o bem comum; cidadão que tinha direito a voz e voto na ágora, a assembleia pública, por ser filho legítimo de pais atenienses. Não havia, portanto, uma diferença entre a vida do homem e a sua atuação na comunidade, o polites, o habitante da pólis, a cidade que viu nascer a força das tribos, ao se reunirem como população para fazer o poder circular em volta de todos, nunca nas mãos de um só. Aí se encontra a origem da política.

Pois bem, a tragédia só pode ser grega, pois só na Grécia ateniense e democrática é que ela poderia ser encenada, mostrando as falhas dos poderosos e dos seus desejos escusos de mando arbitrário sobre as demais pessoas. É da Oresteia de Ésquilo que surge, por exemplo, o Estado moderno, cuja base é o direito assegurado a um julgamento justo a todo aquele acusado de um crime.

ambiente de leitura carlos romero milton marques junior mitologia tragedia grega moral da tragedia grega democracia grega ensinamento da tragedia grega
Daí decorrem a transformação da vingança pessoal, em punição aplicada pelo Estado, no caso de crimes de morte, por exemplo, e o direito à dúvida razoável sobre a culpabilidade do réu, que sempre reverte em seu favor – in dubio pro reo.

Não esqueçamos o voto de Palas Atena, desempatando o julgamento de Orestes e o inocentando, passando à posteridade como Voto de Minerva, numa referência à deusa romana correlata àquela grega. As bases do Estado moderno e democrático encontram-se, portanto, na Oresteia de Ésquilo, trilogia formada pelas peças Agamêmnon, Coéforas e Eumênides, tragédias que podemos chamar civilizadoras.

Como uma arte de igual teor poderia grassar em território que não fosse regido por leis igualando seus cidadãos? Nunca poderia acontecer, principalmente com a frequência com que ocorreu na Grécia, após o estabelecimento de um concurso anual de tragédias, sendo apresentadas, no decorrer de um século, cerca de 1200 tragédias, das quais sobreviveram 32.

Essa introdução foi necessária para que pudéssemos conhecer o que significa uma tragédia, peça literária que retoma uma tradição mítica, a partir da fala do Coro e, sobretudo, do Corifeu, o chefe do Coro, versado na religiosidade, fazendo o contraponto com as ações que se encenam no palco. A tradição mítica, no entanto, é, muitas vezes, uma alegoria à situação que se pode encontrar numa cidade grega, no momento de sua encenação.

ambiente de leitura carlos romero milton marques junior mitologia tragedia grega moral da tragedia grega democracia grega ensinamento da tragedia grega
O Estado beligerante, por exemplo, enviando jovens para morrer na guerra e, muitas vezes, provocando, além da dor, a escassez de recursos, poderia ser evitado com a paz e com as leis constituídas, que atingem todos, trazendo prosperidade. Esta é a lição das Eumênides. Antes, eram Erínias, as Fúrias infernais, divindades perseguidoras de todos os que cometeram o crime de derramamento de sangue parental; agora, transformadas em Eumênides, literalmente “as de força benfazeja”, pois o julgamento de Orestes por cidadãos atenienses, esvaziou a vingança dessas divindades, legando ao Estado a punição devida ao criminoso. É uma mudança significativa: um crime de morte de parentes deixa de ser algo privado que deva ser punido pelas divindades, tornando-se assunto público, porque atinge a toda a sociedade.

Contrariamente ao que muita gente pensa, contudo, a tragédia não exige, necessariamente, mortes. Ifigênia em Áulis, de Eurípides, é uma tragédia e não há uma morte sequer. Nem por isso ela é menos trágica do que a sangrenta Antígona, de Sófocles, ou a terrível e infanticida Medeia, do próprio Eurípides. Para ser tragédia o que se exige é haver sofrimento; que alguém passe da fortuna para o infortúnio, não porque é mau por essência, o que resultaria numa punição catártica; como também não há tragédia, quando o sofredor é alguém essencialmente bom. Se isto ocorresse, diz Aristóteles, só causaria revolta no público pela injustiça cometida.

ambiente de leitura carlos romero milton marques junior mitologia tragedia grega moral da tragedia grega democracia grega ensinamento da tragedia grega
A tragédia se dá por um erro transcendental, que leva o herói a uma queda; erro que contamina todos que, de uma forma ou de outra, não condenaram a ação, às vezes involuntária, do herói que cometeu o equívoco. Édipo nunca quis matar o pai. O homem que ele matou não era, para ele, seu pai, mas um estranho que o agrediu e, prepotentemente, quis tomar-lhe a primazia na passagem da estrada. Édipo se defendeu. E não se pode dizer que ele se aproveitou da situação para matar um velho, pois o velho, que ele não sabia ser seu pai, estava acompanhado de seus servos, e não sozinho, inerme.

A tragédia grega exige, portanto, que alguém fique para sofrer, por um erro que maculou a todos. É a força da Ananke, a terrível Necessidade, que, do mundo grego ganha o orbe e afeta a todos, uma hora ou outra. A necessidade é um estreitamento – a raiz da palavra tem o sentido de “tomar no braço” – que não nos concede alternativa, senão passar por ela.

Eurípedes na magistral peça Hécuba cria uma das tragédias mais fortes que o mundo grego conheceu. A rainha da poderosa e rica Troia, cidade que comandava o Helesponto e o caminho para o Bósforo, concedendo o acesso para o Mar Negro, Hécuba, a mãe de prole numerosa, vê os filhos, um a um serem mortos, o marido ser degolado diante do altar doméstico, a filha Cassandra ser estuprada e levada para servir de escrava a Agamêmnon; vê a nora Andrômaca ter o filho Astiânax, seu neto, jogado do alto das muralhas, pelas mãos de Pirro, filho de Aquiles, para que a criança não se transformasse em outro Heitor; vê a sua cidade ser saqueada, incendiada e removida de suas bases. Se tudo isso não bastasse, Hécuba está destinada a servir a casa de Odisseus, o astucioso inimigo, responsável pela queda da cidade. A quem tanto tivera, tudo se negara. A quem provara uma vida larga, o estreitamento exigido por Ananke, a Necessidade.

ambiente de leitura carlos romero milton marques junior mitologia tragedia grega moral da tragedia grega democracia grega ensinamento da tragedia grega

Eis aí a razão por que a tragédia é ensinamento moral: ninguém se conhece sem que passe pela necessidade, sem que saia de si, para poder encontrar-se consigo mesmo na adversidade transformadora. Que bela tragédia não seria Aquiles no Hades! O guerreiro prepotente, no sentido real do termo, de que “pode muito”, não o sentido que lhe emprestam atualmente, o guerreiro que se orgulha de sua areté, o único que ousa enfrentar abertamente Agamêmnon, sem qualquer medo ou sem qualquer respeito à sua posição de chefe dos chefes, num confronto entre o melhor dos heróis e o herói de maior poder de mando.

No Hades, no entanto, Aquiles lamenta-se de ali estar, embora reine sobre as almas, como lhe diz Odisseus. Ele, contudo, desejaria estar vivo, mesmo que fosse como um simples servo, mas vivo. O Pelida escolhera o seu destino de morrer jovem e com um nome imortalizado, quando não se conhecia. Quando se conhece, já está morto, não há como mudar. Mas sua alma fala por si e da lição que aprendera. A Necessidade não facilita, mas ensina.

É o que aprendem as infelizes mulheres troianas do Coro de Hécuba. Caminhando para o exílio, onde haverão de servir ao inimigo, agora seus senhores, matadores de seus maridos, de seus filhos e espoliadores de seus bens, sendo o maior deles a liberdade, as mulheres troianas expressam a dor profunda da lição mais difícil, na fala final do coro: a Necessidade é inflexível.


Milton Marques Júnior é doutor em letras, professor, escritor e membro da APL

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Ótimo texto, Milton. Revivi um pouco o período em que, no Doutorado, fiz dois cursos sobre tragédia grega com Junito Brandão. Esse gênero é uma das maiores realizações da arte, por revelar o ser humano em conflito com forças que o transcendem e, por isso, revelam sua grandeza.

    ResponderExcluir
  2. Sem dor não há transformação.
    Belo texto, professor.

    ResponderExcluir

leia também