Pousada no píncaro da torre da Igreja do Carmo uma pombinha mesclada em branco e cinza. Animada em saracotear as penas, beliscando-s...

Meiga ameaça

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana jose leite guerra amor restricao rejeicao pombos sujeira igreja
Pousada no píncaro da torre da Igreja do Carmo uma pombinha mesclada em branco e cinza. Animada em saracotear as penas, beliscando-se, o sol aprazível numa tarde calorenta, bonita. No chão muitas delas com aqueles passos elegantes, comendo farelo e restos de comida. Sempre pessoas espalham o alimento para as avezinhas ternas.

Conheci um senhor que, antes de entrar no templo para saudar o sagrado, abria um pacote, distribuía petiscos e elas começavam a se achegar. Em breve, o banquete estava feito, uma festa de arrulhos e bicadas.
Ainda hoje é assim. As paredes seculares do edifício consagrado a Maria, mãe dos Carmelitas, borradas pelas titicas que elas deixam, desde a torre até o chão. Imaginem que muitas voejam, com intimidade, dentro da igreja, fazendo turismo pelos altares. Até no altar-mor onde habita a imagem histórica da Nossa Senhora do Carmo. Havia uma, sem qualquer respeito, pousada na cocuruta de Jesus.

Quando menino, criávamos alguns pombinhos, nós, crianças, passávamos as mãos sobre a lisa penugem aveludada. Eram macias, bonitas, subiam e voavam para os galhos das goiabeiras, aborreciam o vizinho, um agiota que morava ao lado. Saiu de sua curtição de alcoólatra e gritou para escutarmos a sentença de morte das mimosas aves: “Vou matá-las com meu parabélum trinta e oito!” Fala de bêbedo.

Alguns asseguravam que pombo transmite uma infinidade de doenças. Tal advertência não mexeu com ninguém da casa: éramos curtidores incuráveis dos pombinhos. Ao anoitecer, se recolhiam ao pombal. Gostávamos de escutar os corrupios emitidos por elas enquanto se arrumavam para a dormida.

Voltemos à igreja. Muita gente já está reprovando a presença dos pombinhos: sujam o ambiente com as fezes corrosivas, dilapidam as paredes, nocivas à saúde, poleiro de germes, etc. Embora jamais aparentem ser tão perigosas, continuam sob a admiração de uns e reprovação de outros.

Estariam pensando em deportá-las para o pátio da Catedral de São Marcos, em Veneza?...


José Leite Guerra é bacharel em direito, poeta e cronista

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Bravo.. José Leite Guerra..muito bem abordado o tema dos pombinhos.
    Parabéns!!!
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  2. A última vez que vi algo com os pombos simbolizando nossas almas foi na magnífica cena do filme Blade Runner, o do Ridley Scott, em que o androide, com seu prazo de validade vencido, diz - com uma pomba nos braços - que é hora de morrer, baixa a cabeça, no que expira, e ela se solta e voa pro céu.
    https://www.youtube.com/watch?v=ZVD28yXOZtE

    ResponderExcluir

leia também