Não fui criado em sítio, embora desde tenra idade tenha convivido na casa de parentes na zona rural, sobretudo n’um território ancestral e...

O canto e a chuva

literatura paraibana cronica cotidiano passaros chuva canto bem te vi peitica
Não fui criado em sítio, embora desde tenra idade tenha convivido na casa de parentes na zona rural, sobretudo n’um território ancestral entre Puxinanã, Pocinhos e Campina Grande, região entre as serras do Maracajá e do Engenho, a velha Mumbuca que meus tios estufavam o peito celebrando o néctar de nossas raízes. Com essa vivência do mundo rural e a oportunidade de, já formado, pesquisar por anos subindo e descendo serra, seguindo o leito seco de rios antigos e desbravando caatingas, brejos e carrascais, “no meio do mato” como costumamos dizer, me afeiçoei aos costumes, ao modo de viver, o que consequentemente aguçou a sensibilidade matuta e a intimidade com a natureza. Daí, mesmo na cidade, além de cultivar um pequeno jardim caririzeiro baseado em cactáceas, admiro todo pedacinho verde que me cerca e observo.

Há muito que acordo com os galos, melhor dizendo, com o sol. Mesmo que naquele determinado dia venha a dormir novamente, sou chamado a contemplar a aurora, e como gosto dos dias longos de verão... o sol nasce bem mais cedo e prolonga sua graça até mais tarde que o habitual, uma bonificação, mudando um pouco a rotina. E no domingo passado acordei um pouquinho ainda mais cedo; com a janela aberta, ouço os primeiros “chiados” de pássaros, um bem-te-vi longe. Mais perto, ouço o canto de outro pássaro que nunca tinha escutado. Me concentro, ouço mais atentamente. Era um canto espaçado, bonito, com notas variadas, porém diferente. Impossível reproduzir no beiço para perguntar a alguém mais experimentado, pelo menos eu. Levantei, me debrucei na janela, e vi correntes de vento de mãos dadas puxando lentamente o véu do dia ao mesmo tempo em que assanhavam as árvores e brincavam com a poeira e lixo das calçadas, que, ansiosas, esperavam a gentileza das vizinhas varrerem, as primeiras ocupantes da rua de todos os dias. Os postes a se desligarem, trecho por trecho. No clarear, tudo são contornos em sombras: casas, sobrados, postes, prédios, caixas d’água e o mundo vai aparecendo com suas cores, uma pintura de estética celestial.

Nas árvores e brechas de telhado próximas, me atento aos passarinhos, buscando ouvir novamente aquele cantar e o autor da cantoria, e vi! Porte pequeno, de cor marrom-acinzentado (ou o inverso) com branco e uma faixa escura horizontal na cabeça na altura dos olhos, assim como o bem-te-vi, no entanto, bem mais discreta e aquilo me intrigou. Onde moro e até em meu telhado tem ninho de bem-te-vi, eles eu sei “remendar”. Até brinco as vezes. Quem já ouviu sabe do canto: “tic-tiuí... tic-tiuí” (parecem dizer bem-te-vi) e na comunicação entre eles reparei uma variante: “tiuíiii”, como se fosse uma resposta lamentosa. Aqui, acolá eu repito e na janela que abre o mundo na parede onde está meu computador, um curioso posou, talvez intrigado com a desajeitada resposta.

No dia seguinte, a Rainha da Borborema amanheceu nublada. Aquele clima serrano que tanto gostamos resolveu interromper dias e mais dias de intenso calor e altas temperaturas. 35º C, 36 ºC, não é de nosso costume. Nos dias seguintes, dia nublado aqui, uma chuvinha acolá; o cheiro de terra molhada perfumava nosso ser e Campina Grande reviveu seus dias de amenas temperaturas, com sensações térmicas flutuando entre os 18ºC e 20ºC, uma maravilha! Soube que em João Pessoa as chuvas foram mais impetuosas, desabrigando famílias, incrivelmente cobrindo carros nas vias e ajudando a mutilar calçadas à beira mar.

Na quarta-feira, duas tanajuras entram por minha janela me lembrando a infância. Na quinta, em instantes após o meio-dia, aquele vento menino cobriu a cidade com um véu escuro, tão rápido que não houve quem não saísse de casa ou observasse de algum jeito,
minha avó temeu que uma “tempestade de vento” - como ela diz - arrancasse o telhado da casa. Fui ver esse espetáculo natural, aproveitei a breve chuva, abrindo passagem para o clarão dos céus e em alguns minutos, tudo normal. Naquele momento lembrei de uma história que ouvi de um velho caçador na região de São João do Cariri, íamos a um sítio arqueológico no sítio Mares e no início da caminhada, duas peiticas cantavam soltas e ele sentenciou: “Vai chover!”. Peitica é um passarinho acinzentado com uma faixa escura no olho, também nos mostrou mandacarus aflorando. E no retorno, fomos banhados por uma gostosa chuva. Nessa lembrança, “minha ficha caiu”. O passarinho que me despertou no domingo foi uma peitica, mas vejam só.

Por dádiva da mãe natureza, essa ave tem no seu canto o anúncio de chuva, algo tão precioso, mágico e místico para todo o semiárido, para todos nós. Foi sim a Peitica à cantar anunciando no último dia de fevereiro as águas de março, promessa de vida no Mundo-Sertão.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também