Ponderações filosóficas na praia de Tambaú Pequenas embarcações pesqueiras ficam fundeadas nas águas daquela praia, Outras, avariad...

O empresário e o pescador

literatura paraibana conto pescador empresario vida simples superfluo riqueza simplicidade tambau
Ponderações filosóficas na praia de Tambaú

Pequenas embarcações pesqueiras ficam fundeadas nas águas daquela praia, Outras, avariadas, foram deixadas sobre as areias e à sombra das gameleiras. Dessas, umas estão devidamente aposentadas enquanto outras parecem aguardar reparos. Fazendo fronteira com o areal, a calçada ampla, quase uma praça e o mercado de peixes. Por ali, o vai e vem de turistas com a presença contrastante de uma indigência incômoda, freqüentadora contumaz daquele logradouro, À sombra das gameleiras, entre embarcações aportadas naquelas areias deu-se o fato.

Dois banquinhos de madeira carcomida. Sobre um deles uma meiota de cachaça, o copo de pequenas dimensões apropriadas às suas funções, o pacote improvisado com os inseparáveis cigarros de manufatura caseira — os “pés-de-burro” — a caixa de fósforos, duas laranjas cravo para rebater os arrepios depois dos goles da água que passarinho não bebe. Noutro ele, acomodado, tecendo a rede de pesca
literatura paraibana conto pescador empresario vida simples superfluo riqueza simplicidade tambau
tendo à frente aquela imensidão de águas mansas tingidas de limbo e o cheiro de sargaço trazido à praia pelo regime das marés. Pressa? Nenhuma! Nove ou dez trançadas com seus fios de nylon na composição daquela teia e uma talagada de cana, um gomo de laranja cravo e uma longa baforada no pé-de-burro. Mais dez pontos na rede e outra baforada. Bem mais à frente outro gole da “marvada”.

E por aí ia, sem regularidade alguma, tecendo, fumando e de quando em vez uma molhadinha na garganta. Sente-se observado já de algum tempo. Uma figura bem composta, bermuda, tênis, meias e camiseta, tudo de marca. Óculos escuros também.

— Incomodo? — pergunta o forasteiro.

— De jeito nenhum.

— A rede é de encomenda ou é para o senhor mesmo?

— É pra mim. Fazendo pra pescar quando ficar pronta. Por que, senhor?

O tal “senhor” encheu-se coragem e revelou ao velho pescador o que o estava incomodando.

— Acho que o senhor poderia ir um pouquinho mais depressa. Não acha?

— É verdade, poderia sim. Malha grossa dá pra ir mais depressa. Mas, pra quê?

— Ora, ela ficando pronta, o senhor pode pescar todos os dias. Com sorte pode ter um bom lucro e economizar para tecer outra rede.

— Também acho, mas pra quê?

— Se mantiver um bom ritmo de pesca e sempre que puder ir tecendo suas redes, poderá contratar pessoas para pescar para o senhor.

— Não é que ia ser bom! Já pensou, gente trabalhando para mim? Mas me diga: pra quê?

— Com um bom número de redes ao seu serviço, vai ter um bom lucro e se souber economizar poderá comprar um barco desses aí, com motor a diesel.

— Verdade. Mas pra quê?

— Se tiver um espírito empreendedor... Sabe o que é espírito empreendedor? Vai ter bons rendimentos e poderá adquirir um barco frigorífico. Nunca pensou nisso?

— Pensei não! Iria ganhar bastante dinheiro. Mas pra quê?

O homem foi se irritando.

— Ora pra que ganhar muito dinheiro? O senhor poderia montar uma industria no ramo de pesca, vender seu produto com muitas vantagens agregadas. Pode ficar muito rico. Rico como eu!
Então o pescador deu mais uma talagada, puxou a fumaça do pé-de-burro e...

— Mas pra que ficar rico como o senhor?

— Porque vai poder fazer o que eu estou fazendo, tirar dez dias de férias e estar aqui em frente a esse mar, sem preocupação, e me desculpe, ficar à toa por uns dias.

— Fazendo o que mesmo, senhor?

— Nada, absolutamente nada! Só curtindo o sossego.

— O senhor vai me desculpar. Precisou trabalhar muito pra ficar rico e poder vir aqui, passar uns dias curtindo esse sossego?

— Isso mesmo!

Então, o pescador...

— O que o senhor acha que eu estou fazendo aqui e agora?


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também