Algumas pessoas que leram a crônica “ O vendedor de milho ” perguntaram-me, preocupadas, por onde andava o vendedor de milho. Aderindo ao ...

Ficção e vida

literatura paraibana poesia fingimento solidao antonio morais ficcao poema fernando pessoa
Algumas pessoas que leram a crônica “O vendedor de milho” perguntaram-me, preocupadas, por onde andava o vendedor de milho. Aderindo ao sentimento do narrador da crônica, elas têm toda razão em fazer eco à dúvida dele, mas será que elas também poderiam ter lido o texto numa perspectiva meramente ficcional, sem perder o sentimento?

O poema “Autopsicografia” (talvez o mais conhecido de Fernando Pessoa) consegue, de forma sintética, colocar em cena a discussão milenar sobre a relação promíscua entre ficção e vida. Observemos a primeira estrofe do poema...

O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.

Comecemos pelo último verso. A voz que fala nos diz que o poeta tem uma “dor” de verdade. O poeta não vive nas nuvens: ele vive na terra e, embora ele possa ser motivado pela leitura de um poema ou por uma proposta de trabalho, em geral, antes de escrever, ele é tocado sensivelmente pela vida mundana. Uma questão universal, um problema social, uma perda amorosa, uma conquista pessoal ou de seu país, uma tragédia histórica, um dilema existencial, a mão de um pedinte... alguma coisa invade a vida interior do poeta e o arrebata ou comove, entristece ou irrita, alegra ou indigna: ou seja:
literatura paraibana poesia fingimento solidao antonio morais ficcao poema fernando pessoa
provoca uma “dor” . Essa “dor” será a força-motriz de seu poema, mas NÃO o seu poema. O seu poema será feito com palavras, apenas palavras, nada mais. Por isto, o poema de Pessoa nos diz que o poeta é um fingidor: porque mesmo vivendo uma experiência concreta (“A dor que deveras sente”), o poeta transforma (“Finge tão completamente”) sua “dor”, sua experiência sensível (concreta, inteira) em apenas um conjunto de palavras.

A adesão do leitor ao “fingimento” do poeta pode levá-lo a tomar a invenção do poeta como relato objetivo da experiência e a comover-se intensamente. É um direito legítimo do leitor, mas ele também pode comover-se com a leitura do texto mesmo entendendo, desde o início da leitura, que está lendo um “fingimento”, uma “mentira”, uma ficção, uma construção artificial de palavras.

O nível de fingimento, ou seja, de transformação por que passa o sentimento do poeta, da experiência até se transformar em um objeto de palavras, não produz, de per si, a força ou a profundidade poética de um texto: é antes a qualidade da transformação que promove isto. “Fingir”, qualquer um sabe; fazer um poema de grande valor poético depende do conhecimento do processo histórico da poesia, da extensa e cuidadosa leitura dos grandes poetas, do domínio da técnica verbal, de sensibilidade verbal e, sobretudo, de talento.

Espero não parecer cabotino, mas como a única vida que conheço bem é a minha, para exemplificar, com conhecimento de causa, a passagem da experiência para o poema, contarei uma história pessoal.

literatura paraibana poesia fingimento solidao antonio morais ficcao poema fernando pessoa
Num certo mês de 1975, dia de meu aniversário, eu havia acordado muito cedo e saído apressado de casa, sem café ou cumprimento de meus familiares. Nem eu mesmo lembrei-me de que era o dia de meu aniversário. Passei a manhã na Faculdade de Letras. Almocei pela rua e, depois do almoço, fui à casa de um casal amigo, onde conversamos um bocado. Em determinado momento, falou-se na data e a minha amiga disse ao marido: “Ih! Hoje é o aniversário de Vieira. Temos de dar os parabéns a ele.” Só então, lembrei-me de que era o dia de meu aniversário. O fato de eu mesmo ter-me esquecido de meu aniversário (e também de meus amigos se lembrarem do aniversário de outro amigo e não se lembrarem do meu) acentuou o meu sentimento de “sozinho em rotação universal”, como diz o poeta, e eu, já possuído pela “dor” poética, desconversei, inventei um pretexto qualquer, saí e fui à procura de uma mesa onde rabisquei os versos iniciais do que seria um poema.

Bem, o resumo da vivência acima é apenas o relato da experiência. O que foi vivenciado concretamente foi transformado no parágrafo acima e conserva parte de sua carga dramática, mas não abre o seu sentido em outras direções, não alcança ainda o estatuto de “fingimento”, ou seja: não opera um afastamento da experiência, e esse registro verbal não transforma a experiência, não a amplifica, não a aprofunda, não a questiona. O relato acima quer ser o mais fiel possível à experiência vivenciada, quer, se possível, recuperá-la na sua totalidade; o texto literário procura colher, da experiência, o essencial, o que escapa do contingente; quer dar amplitude ao particular.

Vejamos, então, se consegui isso, através do fingimento, da “mentira”, da ficção.

ANIVERSÁRIO
No dia do teu aniversário a coeterna ausência faz-se único presente. Então abres a enorme caixa que dá para outra e esta para outra e assim infinitas até a última, maior de todas. E havendo nada, tudo repercute, e o dia do teu aniversário cresce e se estende pelo corpo, pela casa, pela rua, pelo mundo, pelo resto e começo da vida.

Seria o caso de se perguntar: haveria mais engenho e arte em um texto que o leitor sabe ser ficcional, mas comove-se ao ler, do que em outro que comove, mas é lido com a ilusão de que é um relato objetivo da experiência?

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Muito bem, amigo Morais, com muita pertinência argumentativa você tece e destece os intrincados fios que unem e desunem ficção e vida, a arte da realidade e a realidade da arte. E, talentoso como é, bem como profundo conhecedor dos vãos e desvãos que cercam o ato/processo da criação literária, você soube transformar a sua experiência particular num texto poético belo e tocante. Drummondianamente falando, com apenas duas mãos o poeta exibe o sentimento do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu caro (des)conhecido, pela leitura amiga.

      Excluir
  2. A minha questão é: há vida que não seja ficção? Não seriam as experiências práticas dos trabalhos humanos uma forma de esconder a verdadeira natureza da ficção? São apenas questões na dialética sem fim de vida e ficção, até porque quando somos linguagem já somos ficção numa vida, escrita ou não.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela leitura.Os desdobramentos que você traz abrem questões talvez sem resposta.

    ResponderExcluir
  4. Fui eu, José Mário, o comentador, Morais. Abração.

    ResponderExcluir

leia também