Meu colega escritor Ariano Suassuna e eu sempre tivemos uma atração muito especial por doidos e mentirosos. Vejam só como a mentira está ...

A mentira e o mentiroso

mentira mentiroso lorota invencionismo crendice
Meu colega escritor Ariano Suassuna e eu sempre tivemos uma atração muito especial por doidos e mentirosos.

Vejam só como a mentira está no nosso dia a dia. Vocês acreditam que nós, humanos, viemos do macaco, não é? Mentira. Na verdade, nós temos um ancestral comum que viveu na África há mais de 6 milhões de anos. Temos 90% de compatibilidade de genes com os macacos, mas não evoluímos deles, taok? Podem ler a teoria da evolução de frente pra trás e de baixo pra cima que não irão encontrar uma linha afirmando o contrário.

Outra mentira cabeluda é a de que a palavra saudade é intraduzível, que só existe no português. Basta ver no espanhol as palavras soledad e añoranza ou mesmo no inglês a palavra miss.

mentira mentiroso lorota invencionismo crendice
Nicolas Alejandro
Morro de rir quando os entendidos em futebol afirmam que o esporte foi inventado pelos ingleses (que me perdoe o colega escritor Mario Prata) e numa patriotada ridícula sustentam que Leônidas da Silva criou o gol de bicicleta. Na verdade, os ingleses inventaram as regras do jogo, definiram as medidas do campo e até mesmo o tempo de duração de uma partida. Porém na Grécia já se jogava algo parecido ao futebol, que foi aperfeiçoado pelos romanos, esses os responsáveis por levarem à Inglaterra o harpastum, quando invadiram a ilha. Quanto à bicicleta, quem primeiro chutou daquela maneira foi o chileno Ramón Unzaga em 1914. Só em 1930 0 "Diamante Negro" imitaria a jogada.

Eu colecionei mais cinquenta exemplos dessas mentiras que todos aceitamos, mas preciso ir adiante. No trato com mentirosos descobri que toda história pode ter duas versões, sendo uma delas verdadeira e a outra mais divertida. Descobri também que os homens mentem muito mais que as mulheres. Os homens são tão mentirosos que Adão deve ter comido a maçã e colocou a culpa em Eva. E começam a mentir muito cedo. Eu lembro de um pirralho, filho de nossos vizinhos, que um dia reclamou da mãe que os amiguinhos da escola estavam chamando-o de mentiroso. A mãe puxou suas orelhas e rebateu: - Marcelinho, deixa de coisa, você nunca sequer foi à escola"

Há quem diga que 90% dos homens são infiéis, enquanto os 10% restantes são mentirosos. Na verdade, percentuais servem para ancorar outra tese minha; quando alguém quer mentir inventa uma pesquisa e chuta umas estatísticas. Isso dá tanta credibilidade quanto dizer que viu tal fato na internet.

Termino informando que a Lies University realizou um profundo estudo sobre o tema e descobriu que para cada mentira contada há necessidade da criação de outras sete mentiras periféricas para sustentar a mentira mãe.

É mentira, Terta?

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. 5 Of The Biggest Lies All Uni Students Tell Each Other - Junkee
    Naturalmente que foi a Lies University que deu o tema para a pesquisa cujo título se reproduz, acima, procedimento usual que inegavelmente se tornou uma grande verdade.
    E, para completar a amplidão da pesquisa, Terta vai assumir a coordenação do trabalho, que será editado pela Universidade que o patrocina.
    Participemos, pois, dessa grande pesquisa, já iniciada com as comprovações já coletadas.

    ResponderExcluir

leia também