No fim de outubro, Bernard von Bredow, um sexagenário violinista e luthier alemão, e sua filha adolescente foram vítimas de um brutal assa...

Crimes e cordas

violencia desonestidade roubo instrumento musical falsificacao violino
No fim de outubro, Bernard von Bredow, um sexagenário violinista e luthier alemão, e sua filha adolescente foram vítimas de um brutal assassinato na pacata Areguá, às margens lago de Ypacaraí, no Paraguai. O crime, que chocou a comunidade musicista internacional, foi motivado pelo roubo de quatro valiosos violinos Stradivarius, de propriedade do alemão. Infelizmente, esse não foi um caso isolado e o episódio se soma a outros roubos famosos, como os dos Stradivarius Totenberg-Ames, Lipinski, Oistrakh, Karpilowsky, Colossus,
Bernard von Bredow ▪ Fonte: Italy24News
Duque de Alcântara ou Lamoureux, alguns ainda hoje sem solução.

Cada vez mais, quadrilhas internacionais têm-se especializado na subtração ilegal dessas “obras de arte musicais”, na sua “lavagem” e reintrodução no mercado, valendo-se de algumas características do comércio de instrumentos musicais, em especial de cordas. O mercado de violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, arcos e até harpas é bastante peculiar e, como o de qualquer obra de arte, passa pelos problemas de falsificação, dificuldades de avaliação e certificação, fraudes, roubos e sequestros. No Brasil, ainda que seja considerado um mercado bem menor e com cifras mais modestas, esta realidade não é diferente, com o agravante gerado pela carência de profissionais especializados em autenticação, pela dificuldade de acesso à tecnologia e pelos custos de laudos, avaliações e perícias.

O professor Brian Harvey, da faculdade de direito da Universidade de Birmingham, e a advogada Carla Shapreau publicaram há alguns anos um detalhado compêndio de combate às más práticas desse mercado (“Violin Fraud”, Clarendon, 1997), que são tão antigas quanto a própria invenção do instrumento. Negociantes inescrupulosos, há tempos, por exemplo, estabeleceram a prática de remover as etiquetas autorais dos instrumentos de cordas, notadamente aqueles construídos por autores menos valorizados, a fim de colocar etiquetas dos cobiçados construtores italianos dos séculos XVII e XVIII.
violencia desonestidade roubo instrumento musical falsificacao violino
violencia desonestidade roubo instrumento musical falsificacao violino
A prática transformava instrumentos de qualidade mediana, ou até mesmo medíocre, em peças fáceis de vender. Assim, uma simples etiqueta de Amati, Maggini, Stradivarius, Guarneri del Gesù, Montagnana, Guadagnini, Goffriller passou a ter um enorme valor. Em outras situações, uma réplica de uma destas etiquetas — às vezes recortada de um livro antigo — era utilizada.

No século XX, nos períodos das Grandes Guerras, o problema foi agravado quando muitos músicos acabaram emigrando para as Américas, trazendo com eles valiosos instrumentos — sem dúvida, uma das poucas riquezas portáteis. Por medo e precaução, esses músicos também retiravam a identificação de autoria dos instrumentos a fim de facilitar a saída da Europa.

Um grande instrumento de cordas alia duas raras qualidades estéticas: beleza visual e sonora. Cada vez mais, tem-se constatado a precisão das cópias de instrumentos históricos, realizadas por luthiers contemporâneos, que desenvolveram habilidosas técnicas de construção e aplicação de verniz, em processos criados a partir da análise das técnicas dos mestres italianos. As próprias plateias se empolgam ao ver um instrumento com aparência antiga nos palcos dos concertos — o que tem motivado os luthiers a se aperfeiçoarem nessas técnicas de envelhecimento.

Para os intérpretes, colocar-se à frente de uma plateia com um instrumento de aparência antiga, muitas vezes é um sinal de prestígio capaz de influenciar a experiência de um ouvinte de concerto, que imagina estar ali diante, não apenas de uma obra musical interpretada com perfeição e coerência, mas também que aquela sonoridade é extraída de um instrumento que poderia ser exibido em um dos importantes museus europeus. Afinal, mitos e lendas sempre fizeram parte da história da música de concertos, com figuras excêntricas como o violinista Giuseppe Tartini (1692-1770) — autor da mefistofélica sonata “Trilo do Diabo”, supostamente ditada a ele, num sonho, pelo tinhoso em pessoa — ou o virtuoso violoncelista Jean-Louis Duport (1749–1819), cujo Stradivarius até hoje carrega as marcas das esporas da bota de Napoleão.

violencia desonestidade roubo instrumento musical falsificacao violino
Violoncelo Stradivarius (1711), que serviu às apresentações de Jean-Louis Duport (1749—1819), Auguste Franchomme (1808—1884) e Mstislav Rostropovich, de 1974 até o seu falecimento, em 2007 ▪ Fonte: Irmãos Hill (1901), citados em Neil Heyde.
Na verdade, nos últimos vinte anos, testemunhou-se o renascimento da arte da construção de instrumentos, o que tem resultado em peças de alta qualidade, cuja sonoridade se equipara, em alguns casos, à de instrumentos históricos. De fato, algumas destas cópias são tão precisas que chegam a dificultar a distinção entre um instrumento recém-construído e um instrumento, de fato, com duzentos ou trezentos anos. A história da música e de seus instrumentos está cheia de exemplos de grandes concertistas que desenvolveram carreiras de sucesso com um instrumento supostamente histórico que, depois, se descobriu não passar de um autor menor e menos valorizado.

violencia desonestidade roubo instrumento musical falsificacao violino
Fábrica de violinos na China ▪ Imagem:cuhk.edu
Para confundir ainda mais o mercado, a produção maciça de instrumentos na China, a cada ano, aprimora a qualidade das cópias dos grandes luthiers italianos. Aspectos que facilmente podem enganar olhos e ouvidos menos experientes somam-se àquelas fascinantes estórias de sucesso e fracasso por trás de um instrumento à primeira vista antigo, com todas as suas marcas e arranhões.

Nas últimas décadas, a tecnologia tornou-se aliada importantíssima para detecção de fraudes e identificação de violinos. A dendrocronologia, por exemplo, analisa a idade das madeiras com base nos anéis dos troncos originalmente utilizados. O uso de tomógrafos, para a medição da densidade das madeiras, e scanners 3D e algoritmos, para criação de passaportes digitais, também são recursos já empregados. Há quem defenda — para desespero de puristas e alegria das seguradoras — a instalação de nanochips nos instrumentos como forma de rastreá-los. Nada disso, contudo, tem sido suficiente para frear o número de roubos ou solucionar alguns casos, como o furto do Stradivarius Davidoff-Morini, avaliado em US$ 3 milhões e incluído em terceiro lugar na lista “FBI Top Ten Art Crimes”.

Cifras tão elevadas não são raras para violinos históricos. O mercado tem uma demanda própria e constante. Casas tradicionais como Sotheby’s e Tarisio (especializada em cordas) realizam leilões frequentes de instrumentos musicais e violinos de valor estratosférico têm vindo a ser uma alternativa rentável para grandes fundos de investimento e bancos. Assim, a necessidade de mantê-los valorizados e em uso é o que leva essas instituições financeiras a ceder estes instrumentos a músicos importantes que, por sua vez, transformam suas carreiras em vitrines de apreciação destes “investimentos”, rentabilizando-os ainda mais.

Maxim Vengerov interpreta "Variações Op. 15", de Henryk Wieniawski (1835—1880)

Estima-se que dos cerca de mil violinos que Antonio Stradivari teria fabricado em Cremona, cerca de 650 ainda existam. Desses, aproximadamente duas dezenas foram roubados e nunca foram recuperados até hoje. A esses roubos somam-se os de outros luthiers famosos. Apenas na Itália, durante a pandemia, já ocorreram 200 roubos de instrumentos de valor. E esses números nem sempre são precisos. Certo mesmo é o fato de que quem rouba uma obra de arte impede que um colecionador, uma instituição cultural ou certo público desfrute daquele patrimônio cultural, veja-o, estude-o, compreenda-o e aprecie-o. Quem rouba um instrumento musical, além do mais, leva consigo, muitas vezes, o ganha pão de um artista, produzindo danos emocionais e econômicos adicionais.

violencia desonestidade roubo instrumento musical falsificacao violino
Dejan Krsmanovic
O meio musical brasileiro já coleciona muitas histórias de roubos de instrumentos e falsificações. Diante de todo esse panorama, o direito e a tecnologia devem andar juntos para mitigar riscos e proteger a confiança e a boa fé dos players desse mercado. A presença de uma etiqueta importante em um violino nunca é tudo, apenas um ponto de partida. Estabelecer a cadeia de domínio do instrumento — a chamada “provenance” — é fundamental. Realizar uma “due diligence” consistente apenas valoriza o bem a ser adquirido. Estudar de maneira aprofundada as informações sobre o instrumento — em catálogos de leilões, bases de dados e na bibliografia especializada — e desconfiar de pechinchas também evita muitos problemas. Certificar-se da ausência de conflitos de interesse e comissões secretas entre experts e vendedores é uma cautela adicional. Documentar o instrumento, de preferência com tecnologia de ponta (incluindo blockchain), auxiliará em caso de roubo. Por fim, a difusão de códigos corporativos de boas práticas entre associações de luthiers, casas de leilão e antiquários — como o The American Federation of Violin and Bow Makers Code of Ethics and Principles of Professional Conduct — é, ademais, essencial para aumentar a segurança jurídica do setor.

Tudo isso permitirá que os Amati, Maggini, Stradivarius, Guarneri del Gesù, Montagnana, Guadagnini, Goffriller — nas mãos de talentosos instrumentistas — continuem a dar vida e beleza a grandes composições.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Um texto ... stradivarius, deslumbrante, que se lê como se lê um belo policial como A Grande Arte, de um Rubem Fonseca. Soberbo.

    ResponderExcluir

leia também