NAVALHA O fio da navalha corta o cio. Fios de ouro nos dentes dos ricos. Fios de cobre das ruas sumidos. Fios de água q...

A roupa do corpo é a pele

 
 
NAVALHA
O fio da navalha corta o cio.
Fios de ouro nos dentes dos ricos. Fios de cobre das ruas sumidos. Fios de água que correm no rio. Fio da navalha que corta o cio. Fio de cabelo que delata o crime. Fio de vida que sustenta a espada que está para minha cabeça apontada.
DAS VESTES
A roupa do corpo é a pele, por sardas, manchas e rugas tatuada.
Roupa de casa, envelhecida, suave, surrada. Roupa de sair, engomada, incômoda, moldada. Roupa do corpo, marca única, registrada: pele e sardas, manchas e rugas eternizadas.
CAPITAL
Minha cabeça é máquina e eu sou robô.
Minha cabeça, máquina, não para nunca, robô. E mesmo quando durmo, atuo, em oníricos filmes românticos ou de terror.
IRONIA
Como esquecer as dores que nos atravessam?
Dormiu para esquecer o que vinha sentindo. Sonhou com todas as dores que a estavam perseguindo.
CÁRCERE
Uma mente doente é prisão e amarra em rijas correntes.
Nenhuma prisão é tão cruel quanto a de uma mente doente. Por mais que você se debata e se diga inocente, mais ela amarra e prende a gente.

Poemas do livro "Ponteio"

O livro PONTEIO (Marineuma de Oliveira - junho, 2022), selecionado no concurso literário A arte da escrita, promovido pela União Brasileira de Escritores da Paraíba - (UBE-PB), traz uma série de sessenta poemas escritos nos últimos dois anos, cujo eixo norteador é fazer uma conexão poética através de linguagens,
poesia livro ponteio bordado
como a música, dança, teatro e as artes visuais, numa costura feita pela literatura.

Para cada poema, na página esquerda ao lado, há um “ponteio”, que pode ser entendido como um mote, uma epígrafe, um refrão, um pensamento, uma filosofia. Os temas desenvolvidos nos textos são os mais diversos, porém sobressaem angústias e reflexões diante do tempo, do envelhecer, da finitude da vida e da morte iminente. Com projeto gráfico do poeta Juca Pontes, fotografia de Antônio David Diniz e capa e elementos ilustrativos da arquiteta e artista visual Valéria Antunes, o livro traz apresentação da professora Neide Medeiros, que é membro da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba e da União Brasileira de Escritores da Paraíba (UBE-PB).

Ponteio está disponível por meio do Instagram da Livraria do Luiz ou do WhatsApp: 83 9972-7584


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Olá boa noite 😗 amei linda 💓💓💓 parabéns 👏😍😍

    ResponderExcluir

leia também