Os versos mais conhecidos no Brasil e em Portugal são de uma poetisa de quem poucos sabem o nome. Trata-se de Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhagaba, nascida no dia 21 de março de 1902 e falecida no dia 16 de agosto de 1999. Publicou um livro de poemas – Devaneios – mas talvez, em seus 97 anos de vida, só tenha tido sucesso com apenas uma trovinha.
As irmãs Mildred e Patty Hill, autoras da canção "Happy Birthday to you" ▪ Fonte: Happy Birthday Circle
Em 1940, a Rádio Nacional promoveu um concurso para a melhor tradução em português da letra da música das irmãs Hill. O concurso foi idealizado por Henrique Foreis Domingues, cantor, compositor e radialista que se tornou famoso com o nome de Almirante. Foi o responsável pela fundação, em 1928, do Bando dos Tangarás;
Almirante, al lado de Ângela Maria e Carmen Miranda, em apresentação na Rádio Nacional, 1955 ▪ Fonte: Arq. Nacional
Em outubro de 1941, Bertha Celeste Homem de Mello, com o pseudônimo de Léa Magalhães, foi declarada a vencedora do concurso de Almirante, de que haviam participado cinco mil candidatos poetas. Faziam parte da comissão julgadora
Bertha Celeste (1902—1999), poetisa, farmacêutica e professora paulista.
O sucesso da letra de Bertha Celeste está na sua simplicidade, no seu estilo coloquial, carinhoso, na condensação, em poucas palavras, do desejo sincero dos entes queridos do aniversariante.
Seu anonimato é talvez uma injustiça, mas a glória do poeta está exatamente em ver sua obra eclipsar seu próprio nome, e viver vitoriosa na boca do povo.
Como “Parabéns pra você”, de Bertha Celeste.