Dedico ao médico e amigo Manoel Jaime Xavier, que me deu o tema Os cafés, pode-se dizer, são instituições universais: encontramo-l...

Os cafés da aldeia

cafes socializacao civilidade aldeia encontro cultura
Dedico ao médico e amigo Manoel Jaime Xavier,
que me deu o tema
Os cafés, pode-se dizer, são instituições universais: encontramo-los em quase todos os lugares. Se não existissem, precisariam ser inventados, assim como os bares, pois são lugares civilizadores, onde as pessoas se encontram, nativos e forasteiros, para o mais delicioso
cafes socializacao civilidade aldeia encontro cultura
Fotografia: Macadam13
dos afazeres: jogar conversa fora. E lá os solitários também acham guarida, pois podem cultivar a solidão e, ao mesmo tempo, observar o movimento do mundo, contemplação preferida dos que são – ou estão – sozinhos. Por isso, aqui e além, os cafés são portos seguros para sedentários e viajantes, uma pausa no tempo e um descanso. Prestam serviços de utilidade pública, principalmente na área da saúde mental, razão pela qual deveriam receber dos poderes constituídos algum tipo de incentivo fiscal e de reconhecimento social. São tão importantes, para a coletividade, quanto os templos religiosos, os hospitais, os mercados e as escolas. E não exagero.

Não por esnobismo (Deus me livre!), mas por constatação, quando falo em cafés, associo-os logo a Paris, cidade, talvez mais que qualquer outra no mundo, que os possui às centenas, talvez aos milhares, e os cultiva como verdadeiros patrimônios da cultura nacional. É impressionante o número e a variedade de cafés parisienses, cada qual com a sua personalidade, a sua história, a sua clientela fiel. Alguns até mesmo centenários, testemunhas do complexo século XX, com suas mudanças comportamentais, as suas guerras, suas conquistas e
cafes socializacao civilidade aldeia encontro cultura
Café Deux Margots (Paris), fundado em 1884 ▪️ Fotografia: Cheng-en Cheng
retrocessos. E não poderia ser diferente, se pensarmos bem, numa cidade que cultua a gastronomia como arte, fazendo do ato de comer e beber, aparentemente simples, não uma necessidade, nem uma obrigação, mas um refinado prazer, ao alcance de qualquer um. A indústria do turismo consagrou particularmente dois cafés da Cidade-Luz: o Flore e o Deux Magots, coincidentemente localizados de frente um para o outro, em Saint-Germain-des-Prés, bairro icônico da boemia e da intelectualidade local. Neles, escritores, artistas e políticos se encontravam para conversar – e até para trabalhar, a exemplo dos incontornáveis Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Neles, o turista anônimo, mas bem informado, quer ter a oportunidade de sentar à mesa na calçada e degustar uma taça de vinho ou uma xícara de café, com direito à inevitável foto, prova material do privilégio.

No Rio de Janeiro, são os botecos que fazem as vezes dos cafés ao estilo parisiense. Por ser uma cidade litorânea num país tropical e por ter uma população pitorescamente informal, o Rio fez dos botecos as instituições municipais por excelência. Lá o freguês vai de bermuda e camiseta e também de roupa de banho, na ida ou na volta da praia. Lá a pedida é o chope bem gelado, acompanhado de petiscos antológicos. Em São Paulo, cidade de clima e hábitos mais favoráveis aos cafés, não os vejo tão abundantes como em Paris, mas existem em quantidade e qualidade admiráveis, não raro acoplados a bistrôs, o que se explica pelo gosto dos paulistanos por restaurantes.

cafes socializacao civilidade aldeia encontro cultura
GD'Art
Aqui na aldeia, pode-se afirmar que os cafés chegaram tarde, mas para ficar. Não muito à moda europeia, com mesas nas calçadas, em razão do clima pouco propício na maior parte do ano, mas em ambientes climatizados e geralmente atraentes do ponto de vista das instalações e dos cardápios. Aos poucos, estão fidelizando clientes e se tornando um hábito individual e social que civiliza e moderniza os nativos, cada vez mais. Marcar um encontro num café é algo que já se integrou ao cotidiano dos aldeãos mais descolados. Nesse sentido, os cafés nos aproximam e nos educam, ao mesmo tempo. Com eles – e neles –, sentimo-nos menos provincianos.

Nosso doutor Manoel Jaime, homem viajado e culto, cultiva os cafés com muito gosto, os daqui e os do mundo afora. Na aldeia, ele vai muito ao D’Avellar Bakery, sem exclusão de outros menos badalados. Se pensarmos bem, concluiremos que os cafés combinam bem
cafes socializacao civilidade aldeia encontro cultura
Manoel Jaime Xavier ▪️ GD'Art
com ele, com sua discrição, seus bons modos, seu comedimento. Não será nunca um homem de boteco e assemelhados, por exemplo. Até por isso, os cafés são bem-vindos à aldeia: para acolher aqueles e aquelas que preferem um certo recolhimento como atmosfera propícia às conversas.

Há cinquenta anos, um certo professor paulistano pediu rescisão de seu contrato com a UFPB sob o inusitado argumento de que a aldeia não tinha restaurantes e ele gostava de comer bem (como todo paulistano). É verdade. Há apenas meio século, nossa velha urbe não dispunha de bons lugares para se comer fora – e, na verdade, nem mesmo de lugares ruins. Éramos atrasados de doer nesse setor – e em muitos outros. Mas, felizmente, evoluímos nessa área – e em outras também. Nesse sentido, civilizamo-nos um pouco – ou muito, quem sabe. Progresso não é só isso, claro, mas também é isso. O fato é que hoje não nos faltam boas opções de cafés. Cultivemos neles, portanto, como bem disse o poeta, a saudável, indispensável e prazerosa arte do encontro.

COMENTÁRIOS

leia também

Postagens mais visitadas