Uma revista “Visão” velha de 1978, num quartinho que poderíamos chamar de hemeroteca da Academia. Nada se perde naquela Casa! Pena que se...

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Uma revista “Visão” velha de 1978, num quartinho que poderíamos chamar de hemeroteca da Academia. Nada se perde naquela Casa! Pena que seus letrados sócios não façam de suas salas e demais cômodos de feição sempre familiar o que os saudosos sócios do Cabo Branco faziam da sua sede central.

Clarice e Lisete pareciam ter vindo ao mundo para ser amigas. Conheceram-se ainda meninas; mal uma bateu os olhos na outra, senti...

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Clarice e Lisete pareciam ter vindo ao mundo para ser amigas. Conheceram-se ainda meninas; mal uma bateu os olhos na outra, sentiu o que se poderia chamar “lampejo de afinidade”.

Assistiam às aulas em cadeiras vizinhas, e nos intervalos não se despregavam. Tinham a mesma opinião sobre os professores e os colegas, que pareciam tão diferentes delas! A amizade as colocava num mundo à parte, onde não havia rusgas nem ressentimentos.

Já escrevi sobre ele umas poucas linhas tempos atrás. E agora ele volta, provando sua permanência, sua eternidade, até diria. Refiro-me ...

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Já escrevi sobre ele umas poucas linhas tempos atrás. E agora ele volta, provando sua permanência, sua eternidade, até diria. Refiro-me a Custódio, personagem do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, dono de uma confeitaria no Catete do século XIX, que foi consultar seu vizinho, o Conselheiro Aires, diplomata aposentado, sobre assunto grave e urgente: uma tabuleta que mandara pintar para colocar na fachada de seu estabelecimento. A trama é conhecida, mas vale a pena rememorá-la mais uma vez.

Paraíba, 1º de maio de 2022

Paraíba, 1º de maio de 2022

Dona Aparecidinha morava nos arredores num daqueles vilarejos com pose de cidade, um povoamento com menos de cinco mil almas. Vocês sabem...

Dona Aparecidinha morava nos arredores num daqueles vilarejos com pose de cidade, um povoamento com menos de cinco mil almas. Vocês sabem como são essas vilas que ganharam autonomia e já botam a maior banca por terem CEP, agência da Caixa, pracinha com coreto que serve de palanque em ano de eleição, Posto de Saúde, três ruas paralelas (uma que vai, outra que vem e a principal que faz as duas coisas) e como não podia faltar uma Delegacia de Polícia. Ia me esquecendo: uma Escola de Ensino Fundamental Fulano de Tal. E para por aí vai. Foi nessa localidade que se deu o causo. Mas para isso vamos falar um pouco de Dona Aparecidinha.

Tenho um diário. São minhas “anotações existenciais”. Volta e meia, ele me “surpreende” com histórias que mexem com a minha emoção. Vejam ...

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Tenho um diário. São minhas “anotações existenciais”. Volta e meia, ele me “surpreende” com histórias que mexem com a minha emoção. Vejam o que escrevi no dia 16 de maio do ano 2000:

A velha Gameleira do Róger, que ficava na confluência das avenidas Juiz Gama e Melo e Dom Vital, tombou ontem, numa tarde chuvosa de maio. Numa última gentileza com os vizinhos, tombou para o vazio, para o eixo da Rua D. Vital, não causando dano a nenhuma residência.

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Durante os mais de 20 anos que morei com minha família no bairro, a gameleira foi a minha segunda casa. No seu imenso tronco, que dava bons assentos, e na sua copa, vivi belos momentos de minha existência.

Na gameleira fiz poemas, leituras e amizades. Ela foi testemunha de alguns dos meus amores secretos. Do alto da árvore, escondido de tudo e de todos, usando mímica, “namorava” com uma garota das imediações, meu primeiro amor.

Roberto Coutinho, um dos frequentadores assíduos da gameleira, me deu a notícia aos prantos.

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Na foto, feita em 1997, três anos antes da gameleira desabar, estamos eu, o saudoso Mário Teixeira (já meio adoentado, de cabeça baixa, com um pequeno cipó e boné na mão) e o amigo Roberto Coutinho (à direita), ambos já falecidos. O primeiro à esquerda, nas minhas costas, é um morador mais recente do bairro, cujo nome, infelizmente, não me recordo.

Para Ferreira Gullar, Vinícius de Moraes “realizou o sonho de todo poeta: chegar ao povo sem mediação”. Carlos Drummond de Andrade pensava...

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Para Ferreira Gullar, Vinícius de Moraes “realizou o sonho de todo poeta: chegar ao povo sem mediação”. Carlos Drummond de Andrade pensava da mesma forma:

“Vinícius realizou a figura mais exata de poeta que já vi na minha vida [...] poeta em livro, música e poeta na vida […] foi aquele que conseguiu chegar mais perto do povo, a canção que toca todo mundo, seja classe média ou povão”.

A quinta sinfonia de Gustav Mahler bem expressa a turbulenta alma de um artista. Tudo nela fala dos paradoxos emocionais de Mahler e da ...

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A quinta sinfonia de Gustav Mahler bem expressa a turbulenta alma de um artista. Tudo nela fala dos paradoxos emocionais de Mahler e da maioria de nós, os que fazemos da arte o nosso pão e o nosso refúgio.

Mahler escreveu sua quinta sinfonia durante os verões de 1901 e 1902. Em fevereiro de 1901, ele havia sofrido uma grande hemorragia que quase lhe custou a vida. O compositor passou um longo tempo se recuperando em sua vila à beira de um lago no sul da Áustria.

Quando pensei em você, lhe conhecendo tão pouco, imaginei a quantidade de pessoas que compunha a sua soma. Nós nunca somos um só, um todo...

Quando pensei em você, lhe conhecendo tão pouco, imaginei a quantidade de pessoas que compunha a sua soma.

Nós nunca somos um só, um todo, algo bem definido. E te vi uma multiplicidade de eventos, de acontecimentos que a moldaram e assim sendo distante de algo monolítico, coeso, apesar de sua rica e inegável inteligência, o que portanto, estaria mais próxima de ser você.

Sou dos maiores defensores das edições anotadas. Livros, os importantes, sobretudo, devem merecer notas de comentadores, que sirvam ao lei...

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Sou dos maiores defensores das edições anotadas. Livros, os importantes, sobretudo, devem merecer notas de comentadores, que sirvam ao leitor e ao estudioso. Tenho visto, contudo, muitas edições anotadas que parecem não conhecer o sentido do que devem esclarecer, relegando o que deve ser a essência das notas: uma mão dupla, em que o esclarecimento do termo ou da expressão teria um movimento externo, em direção ao leitor, e a sua contextualização, num movimento que a leva de volta para dentro do texto. Infelizmente, nem sempre funciona dessa maneira. Em muitos dos casos, há um movimento único, de explicação do termo, esquecendo da importância que é o retorno da nota ao texto. Constato, além disso, que nem sempre há um critério que norteie a necessidade das notas.

A tristeza é um tipo de tatuagem. Nunca mais sai da pele. Não impede a alegria, mas fica por lá. Impregnada com suas formas e cores. A ...

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A tristeza é um tipo de tatuagem. Nunca mais sai da pele. Não impede a alegria, mas fica por lá. Impregnada com suas formas e cores. A tristeza, assim como a tatuagem, nasce com o nosso consentimento. Nunca existe um culpado. A nossa tristeza apenas revela a autonomia do acaso. Geralmente é fruto de uma sedução estremecida ou de um equívoco só nosso. Por isso as alegrias podem até sobrepor a tristeza como a espuma e a água podem sobrepor momentaneamente a tatuagem. Mesmo que a tatuagem permaneça inalterada.

O cancelamento político é objetivo e consequência do lawfare que se implantou no Brasil nos últimos anos. É um modo de sequestrar a democr...

agassiz almeida filho livro lawfare politica justica
O cancelamento político é objetivo e consequência do lawfare que se implantou no Brasil nos últimos anos. É um modo de sequestrar a democracia porque impede a conexão entre representantes e representados, interferindo indevidamente no processo eleitoral através do discurso de ódio e do ataque às reputações. O cancelamento político promovido pelo lawfare coloca em xeque o
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Estado Democrático de Direito, conduzindo a opinião pública segundo visões ideológicas e estratégias incompatíveis com o próprio sentido do Direito e da Política.

Com o lawfare, o Sistema de Justiça Criminal assume um protagonismo político incompatível com a divisão de poderes e sua função republicana de aplicar o Direito com imparcialidade. Trata-se de um retrocesso institucional que recorda os inquisidores do Antigo Regime, enterrados pelas revoluções liberais com o sangue dos que defenderam a soberania popular e os direitos fundamentais.

Nosso tempo é tempo de verdugos e inimigos da democracia. O interregno constitucional, com o lawfare, o oportunismo e a pequenez, típicos dos Torquemadas de ocasião, paira sobre a cabeça da sociedade brasileira como uma guilhotina prestes a despencar.
Mas a noite da negação de direitos é também o momento em que a coragem, o civismo e o amor à causa pública iluminam a caminhada daqueles que não se deixam vergar.

Agassiz parte do martírio judicial de Márcia Lucena para traçar um dramático panorama sobre a crise política do mundo atual. Márcia se torna universal porque encarna a resistência legítima contra a opressão e as iniquidades. A força do ideal democrático deve prevalecer como devoção política das pessoas que acreditam e lutam pela emancipação humana em todas as suas dimensões. E acreditar no essencialmente humano é a verdadeira causa das liberdades.

Orelha do livro Cancelamento Político e Lawfare: o caso Márcia Lucena, de Agassiz Almeida Filho (Editora Sankoré, 2022)  

Não tentem traduzir, perde a graça. Royal Briar , sim, em sua tão conhecida forma, é como deve permanecer em benefício das nossas melhores...

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Não tentem traduzir, perde a graça. Royal Briar, sim, em sua tão conhecida forma, é como deve permanecer em benefício das nossas melhores lembranças. Nem traduzir nem buscar a pronúncia dos ingleses, povo em cujo meio a marca surgiu há mais de dois séculos.

No julgamento do Habeas Corpus 300, o Presidente da República perguntou aos ministros do Supremo quem lhes daria o Habeas Corpus que eles...

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No julgamento do Habeas Corpus 300, o Presidente da República perguntou aos ministros do Supremo quem lhes daria o Habeas Corpus que eles necessitariam se concedessem a ordem de HC aos adversários políticos de Sua Excelência. Por 10 votos a 1, o STF negou o pedido. E olha que a petição, com 50 páginas, estava tão bem redigida e fundamentada que o jornal inglês The Law Gazette publicou-a na íntegra.

Quando a gente tinha tempo… Meus olhos não tinham pressa. Minha cidade era pequena, tinha carroças puxadas por cavalos, mulheres equilibra...

Quando a gente tinha tempo… Meus olhos não tinham pressa. Minha cidade era pequena, tinha carroças puxadas por cavalos, mulheres equilibrando trouxa de roupa na cabeça, quintais com frutas, cachorros nas ruas, quitanda com viveiro de galinhas na porta, ruas de paralelepípedos e uma ingenuidade que só as “cidades-criança” têm.

Esta declaração de Picasso poderia ser a epígrafe de um comentário sobre o livro "Para Tocar Tuas Mãos": "Me tomó cuatro...

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Esta declaração de Picasso poderia ser a epígrafe de um comentário sobre o livro "Para Tocar Tuas Mãos":

"Me tomó cuatro años pintar como Rafael, pero me llevó toda una vida aprender a dibujar como un niño".

Isso a propósito de uma assertiva de Marco Lucchesi na quarta capa da publicação: