Colaboradores e leitores do Ambiente de Leitura Carlos Romero sugeriram alguns títulos de filmes e séries que podem ser boas opções para e...

Sugira um bom filme


Colaboradores e leitores do Ambiente de Leitura Carlos Romero sugeriram alguns títulos de filmes e séries que podem ser boas opções para este período de confinamento, quando a leitura, a arte, o cinema e a música se tornam boas companhias para aliviar tensões e apreensões desses tempos tão estranhos.

Na verdade, todas as produções sugeridas merecem ser vistas a qualquer tempo.

Clique nos pôsteres para ver trailers e informações sobre os filmes e seriados. E não deixe de sugerir outros bons filmes no quadro de comentários, no final da postagem.

filme A Cor Púrpura
A Cor Púrpura
Steven Spielberg / 1985
"Um filme histórico e belo, com uma trilha sonora invejável que se passa nos sul dos Estados Unidos. O tema é de esperança ante os reveses da vida. Baseado no romance homônimo de Alice Walker, o jazz nascente embala a trajetória de vidas que se intercruzam no vai-e-vem do destino."
Adriano de Léon, professor
filme Filhos do Paraíso
Filhos do Paraíso
Majid Majidi / 1997
"Um lindo filme iraniano, que muito me encantou pela beleza de uma amizade com uma cumplicidade extremamente fraternal."
Alaurinda Romero, violinista
filme Dor e Glória
Dor e Glória
Pedro Almodovar
"Um filme sobre o contar uma vida pela arte. Primeiro, pelo desejo, em que a tontura e a vertigem se encontram. Uma biografia. Uma autoficção. Uma assinatura que fala de que o amor sozinho não basta!"
Ana Adelaide Peixoto Tavares, professora
filme Carnage
Carnage
Roman Polanski / 2011
"Baseado na peça de teatro 'God of Carnage', de Yasmina Reza. O filme traça aspectos psicológicos nos diálogos e atuações que entregam entre quatro paredes o desenvolvimento das personalidades em suas mais esquisitas idiossincrasias: 4 pessoas, 4 paredes, e um problema burguês. Gosto do gênero, em confinamento ninguém é normal."
Ana Elvira Steinbach, professora
filme A Vida e a História de Madam C. J. Walker
A vida e a História de Madam C. J. Walker
Minissérie Netflix / 2020
"A minissérie enaltece a vida de uma mulher que vence todos os preconceitos raciais e se torna a primeira mulher negra a ser milionária."
Ângela Paulo Neto, empresária
filme O Nome da Rosa
O Nome da Rosa
Jean-Jacques Annaud / 1986
"Recomendo, porque trata de uma guerra ideológica, tema oportuno ao momento."
Antônio David Diniz, fotógrafo
filme Ensaio sobre a Cegueira
Ensaio sobre a Cegueira
Fernando Meirelles / 2008
"Ficção baseada na obra homônima do ilustre escritor Saramago. Trata-se do retrato de uma epidemia fantástica e suas repercussões coletivas e individuais."
Douglas Antério, advogado
filme A Vida é Bela
A Vida é Bela
Roberto Benigni, 1997
"O cinema italiano sempre me atrai de alguma forma."
Felipe Avellar de Aquino, professor e violoncelista
filme Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Dorota Kobiela, Hugh Welchman / 2017
"São duas obras de arte – cinema e pintura - que se sobrepõem em uma animação com artifícios tecnológicos capazes de inserir a narrativa no mundo imaginário do pintor, com os cenários e personagens que marcaram sua magnífica obra."
Germano Romero, arquiteto
filme 1984
1984
Michael Radford / 1984
"Produção inglesa, inspirada no livro homônimo de George Orwell. John Hurt e Richard Burton interpretam magistralmente o indivíduo e o estado totalitário. Acho que guarda intensa relação com o que estamos vivendo neste momento histórico-cultural. Um interregno, como diria Zigmund Balman, pois precisamos escolher um modelo que seja equidistante desses polos tradicionais: liberalismo x comunismo."
Irenaldo Quintans, empresário
A História de Deus, com Morgan Freeman
A História de Deus, com Morgan Freeman
Série Natgeo 2016-2020
"Nesses dias de desassossegos, de aflições, angústias e incertezas, tenho me valido de filmes que acalentem a minha curiosidade e acrescentem, de uma forma ou de outra, valores em minha vida. É uma experiência indescritível mergulhar nos mistérios da fé e da íntima relação do homem e o Criador."
Laerte Nóbrega, auditor
filme feitiço aquila
O Feitiço de Áquila
Richard Donner / 1985
"Uma linda misteriosa e fantástica história de Amor. Vale a pena."
Marcos Pinto de Morais, artista plástico
filme o pianista
O Pianista
Roman Polanski / 2002
"Encenado em triste época, foi um dos melhores filmes que assisti. De um realismo impressionante, sobre os horrores da segunda guerra mundial e como um pianista sobreviveu à perseguição nazista."
Marilene Cartaxo de Sá
filme deuses vencidos
Os Deuses Vencidos
Edward Dmytryk / 1958
"Um filme de estilo que narra em drama a complexidade da decência. Atores excepcionais: Marlon Brando, Montgomery Clift, Maximilian Schell... Exuberante!"
Mirabeau Dias, empresário
filme milagra cela 7
Milagre na Cela 7
Mehmet Ada Öztekin / 2019
"Quando pensamos em milagre, é comum sentirmos um ar quase divino. Milagre é também quase sinônimo do impossível e muitas vezes consideramos um ato do além para justificá-los quando acontecem. Esse filme captou toda sensibilidade que envolve um raro ato de bondade vindo de onde menos esperamos. O que por si só para muitos já se configura como milagre."
Ricardo Pinheiro, cabeleireiro
filme malcolm x
Malcolm X
Spike Lee / 1992
"Um filme muito bom, baseado em uma história real, que mostra uma vida de buscas e superação."
Sheila Turczinsky



COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Estes dias, vi e me apaixonei por "O mestre dos gênios". O filme conta a história de Maxwell Perkins, editor que revelou grandes nomes da literatura americana, como Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe, embora o filme dê mais atenção à relação de Max com Wolfe. Amei tanto o filme que li o livro que lhe inspirou: "Max Perkins - um editor de gênios", do A. Scott Berg. Entretanto, eu, como escritora, sou suspeita para falar, pois amo filmes sobre escritores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, Sara.
      Por falar em filme sobre escritores, você certamente já viu a produção argentino-espanhola "O Cidadão Ilustre", de 2016, com o excelente ator Oscar Martínez.
      O Ambiente de Leitura CR recomenda!!!

      Excluir

leia também