Duvido existir alguém que entenda mais de garçons do que eu. Como não tenho casa, faço as refeições em restaurantes, lanchonetes, bares, m...

Os garçons

garcon tratar bem cordialidade respeito
Duvido existir alguém que entenda mais de garçons do que eu. Como não tenho casa, faço as refeições em restaurantes, lanchonetes, bares, muquifos e outros locais menos votados. E isso desde muitos anos. Posso afirmar que os garçons são iguais a Papai Noel; tudo que você pede eles trazem, com a vantagem de não termos de nos comportar bem, né?

Uma das lutas que assumi em favor dos garçons infelizmente tem as mulheres como contendoras. Mesas onde só mulheres sentam são o terror desses meus amigos "da bandeja". É que mulher, em sua maioria, não dá gorjeta e tem a mania de implicar com a conta, questionando se a única bebida servida, uma água mineral, era de 300 ml ou 500 ml…

Patrick Coupechoux
Curiosa é a origem da palavra garçom. Das muitas versões, a mais crível diz que quando a segunda guerra mundial estava findando, era escassa a mão de obra na França, o que levou muitos garotos a trabalharem, inclusive em bares e restaurantes.

A clientela chamava esses meninos na língua francesa, garçom (garoto). Os soldados estrangeiros que ouviam entendiam ser a profissão deles, e quando voltaram a seus países difundiram o erro. Pior ainda é chamar a profissional de garçonete. Esse "ette" é final diminutivo feminino na língua francesa. Portanto, garçonete significaria mais ou menos “meninozinha”. Foi assim que me contaram.

Jessie Mccall
Mas vamos a fatos reais. Das centenas de histórias que já ouvi desses meus amigos, acho arretada a confissão que me fez o maitre F., que um dia estava servindo num casamento de gente riquíssima e a certa altura foi procurado pelo marido de uma grande dama, que ficou chateadíssima com o fato de uma outra grande dama estar usando um vestido igual ao seu, comprado em Paris como exclusivo. Mediante uma boa paga, F. deveria "acidentalmente" derramar sobre o vestido da agora inimiga uma garrafa de vinho tinto. Eu perguntei abismado se ele fizera aquilo. Deu uma das suas clássicas gargalhadas: "— Jamais, nobre causídico. Nunca me passaria tanto… então, baixou a voz, e confessou: - eu terceirizei".

Algumas verdades eu aprendi nessa minha vida de restaurantes; uma delas é que a maioria das mulheres é feminista até chegar a conta, no que fazem muito bem. Homem que não puxa a cadeira para a companheira sentar ou não paga a conta é um macho crica.

Enfim, tenho uma lição: Uma pessoa que trate mal os garçons jamais será uma boa pessoa.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Muito bom texto, Marcos!
    Também convivi com grandes figuras de gravata borboleta.
    Os mais notáveis foram Forzinho, cujo defeito na perna lhe conferia um andar que lhe gerou o epíteto de Ponto-e-virgula.
    Tinha Pelé, da sede central do Esporte Clube Cabo Branco, que tambem era engraxate. Fumava pra burro!
    O garçom que servia os cafés era Ferreira, também do Cabo Branco. Este também era muito engraçado. Provocado pela platéia, gostava de dizer coisas como:
    “Para onde você vai, Ferreira?!”
    “Vou à padaria“
    “Fazer o que?!”
    “Vou ver SE ACHO PÃO francês!”
    “E se não tiver?!!” (A risadaria já começava a se formar)
    “Eu trago PÃO BALIZA “
    E todos caiam na gargalhada.
    Havia o garçom Zé Paulo, da Bambu, que tinha o mau-hábito de acrescentar artigos ilusórios na conta, para logo depois corrigir quando era flagrado. Mais ou menos assim:
    "Zé Paulo, a conta!"
    “Uma dose de uísque “
    “Zé Paulo, só tomamos rum Montilla!”
    “Não colou (riscava). Um maço de Minister “
    “Zé Paulo, aqui ninguém fuma!!”
    “Não colou (riscava também)”
    E por aí ele seguia, até chegar à conta real. O bom era que ele dizia tudo isso sem mudar a fisionomia, sem expressão. Lembrava Buster Keaton, o Stone Face.

    ResponderExcluir
  2. Complementando a manifestação do estimado José Mário Espínola, vale lembrar outros garçons que fizeram época, como o "intelectual" Camões, que pontificou em vários bares, dentre os quais o icônico Leodécio (Casa do Chopp) e o famoso Cobrinha, que servia no restaurante da sede do Clube Cabo Branco, na Duque de Caxias, onde nos servia um memorável sanduiche de filé.

    ResponderExcluir

leia também