Recentemente, fiz a leitura do livro Aprendendo a viver, do filósofo espanhol Lúcio Anneo Sêneca. É uma coletânea de cartas que ele escr...

Das coisas supérfluas


Recentemente, fiz a leitura do livro Aprendendo a viver, do filósofo espanhol Lúcio Anneo Sêneca. É uma coletânea de cartas que ele escreveu para Lucílio, seu amigo e interlocutor.
física fenomenos opticos azul luz solar
Segundo Lúcia Sá Rebello, tradutora de latim, não se sabe se Lucílio existiu ou se seria apenas um interlocutor imaginário criado por Sêneca. Fato é que o livro traz cartas que são valiosas reflexões a respeito da vida, da morte e das virtudes humanas. O texto a seguir é uma das cartas de minha autoria onde também dialogo com Lucílio. Considero as cartas que escrevi pequenas intromissões nas conversas entre este e Sêneca. Confesso que foi um prazer escrevê-las.
Indicação de leitura: SÊNECA. Aprendendo a viver. Porto Alegre, RS: L&PM, 2020.


Das coisas supérfluas

Quantos sentidos cabem na palavra supérfluo? Para todas as idades, faz-se necessário pensar essa palavra expandida para além de seus próprios limites. Penso nisso, caro Lucílio, pois a ideia que esta palavra me traz é a de algo que se expande por si só. O que se tem não parece suficiente e a busca por mais, a fim de preencher os vazios, confirma a necessidade de saciar os desejos.
Mott Rodeheaver
Se estes forem insaciáveis, infinita é a busca por aquilo que ainda não se tem. Quisera eu que os meus contemporâneos abraçassem os valores do estoicismo e o supérfluo se questionaria a respeito da própria existência. Leio a pergunta que Sêneca te fez e respondo que prefiro ter o suficiente do que ter muito. O exagero compromete os sentidos e joga no abismo quem muito quer. Ficam cegos os que muito possuem ou possuem coisas e objetos dos quais não abrem mão. Esse parágrafo é apenas para introduzir o tema e ainda não consigo entender o porquê do gosto pelo culto ao exagero.

Ao considerar que “o faminto não se ofende com nada”, sigo faminta na tentativa de explicar a mim mesma como alguém que escolheu o caminho da saciedade dos desejos sem exageros. O que na alma fica ao longo das experiências da vida não mantém correspondência com a retórica superficial do consumo desnecessário. O dinheiro não nos define, caro Lucílio, e aí reside a questão principal de meus questionamentos. Uma casa construída com vestes de ouro impressiona os olhos das pessoas, mas sabe-se lá o que sente quem mora nela.
Mott Rodeheaver
É feliz pelo fato de poder comprar o supérfluo? Não estariam em ruínas sua contabilidade e outros setores da vida íntima? Falar de coisas que muitos preferem esconder debaixo do tapete me instiga e, para isso, espaço não faltará na folha em branco. Neste caso, o supérfluo é tema indispensável e um pouco de sabedoria acumulada na cabeceira da cama me faz dar as boas-vindas a um supérfluo de caráter mais literário e menos tosco. É a forma que encontrei para refletir a respeito de quantos sentidos cabem na palavra que aqui busco entender.

Sêneca afirma que “A fome não é pretensiosa, ela quer apenas ser aplacada, não importando com o quê”, então, que nossa fome seja saciada por meio da palavra. Colocar as cartas na mesa, agora, me parece necessário. Ainda tenho várias para ler.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também