"... se hoje me puderes ouvir recomeça, medita numa viagem longa ou num amor talvez o mais belo." (José Tolentino ⏤ Se m...

O poeta cardeal

josetolentino cardeal bibliotecas poesia vaticano aprendizado
"... se hoje me puderes ouvir recomeça, medita numa viagem longa ou num amor talvez o mais belo." (José Tolentino ⏤ Se me puderes ouvir)
Não fui à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2026), mas tive o prazer de assistir a algumas palestras pelo YouTube e pelo canal de TV Arte 1. Cito as palestras da ministra Cármen Lúcia e do cardeal poeta José Tolentino. Cármen Lúcia deu uma verdadeira aula de democracia, valorizou as bibliotecas, as alfabetizadoras e deu destaque ao papel das mulheres na sociedade atual. José Tolentino, o cardeal, poeta e teólogo português, superou as minhas expectativas.

josetolentino cardeal bibliotecas poesia vaticano aprendizado
Ministra Carmen Lúcia (Flip 2026, Paraty) ▪️ Fonte: STF
Foi muito interessante ouvir um pouco da sua história de vida. Nasceu na Ilha da Madeira, em 1965. Quando contava um ano de idade, seus pais se mudaram para Angola, onde viveu por nove anos, regressando depois para Portugal. Aos onze anos, ingressou no seminário e prosseguiu seus estudos em Lisboa, tendo sido ordenado padre em 1990, nomeado bispo em 2018 e cardeal em 2019 pelo Papa Francisco. Em Lisboa, cursou Teologia e fez doutorado em Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa, prosseguindo estudos complementares em Roma. Atualmente é prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, tendo exercido antes a função de bibliotecário e arquivista da Santa Sé. Mora em Roma e trabalha no Vaticano. Dicastério é um departamento administrativo da Cúria Romana e se refere aos trabalhos do Vaticano na evangelização, na doutrina da fé e no serviço da caridade.

Na sua explanação, contou que teve uma avó analfabeta que lhe transmitiu o gosto pelas histórias do romanceiro português. Na infância, portanto, conheceu a primeira biblioteca de sua vida, uma biblioteca oral. Esse relato me levou a Chicuta, uma contadora de histórias nascida no Engenho Baixa Verde (PB), que me contou
josetolentino cardeal bibliotecas poesia vaticano aprendizado
muitas histórias de cordel. Minha mãe também me contava histórias; eram um pouco diferentes: contos populares – Maria Borralheira, A Madrasta, Maria e a Cachorrinha. Minha mãe dizia que eram histórias de Trancoso. Na idade adulta, descobri que Chicuta se inspirava na literatura de cordel e minha mãe, nos contos populares de Câmara Cascudo.

Algumas coisas me causaram admiração no cardeal poeta: o falar próximo do português brasileiro e o grande conhecimento que demonstrou ter da literatura brasileira. Citou versos de Manoel de Barros, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, além de frases antológicas de Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

Outra faceta admirável de José Tolentino é o modo simples de expor suas ideias: nada de exibicionismo ou demonstração de erudição; tudo natural, como a água que corre dos rios. Gravei estes versos que repetiu do poeta Manoel de Barros: "Difícil fotografar o silêncio. Entretanto tentei".

josetolentino cardeal bibliotecas poesia vaticano aprendizado
Trabalhou um período como bibliotecário e arquivista da Biblioteca do Vaticano, nas suas palavras, uma das melhores e maiores bibliotecas do mundo. Aproveitou esse período para ler muito e muito aprendeu. Ressaltou a importância das bibliotecas para o aprendizado; os livros são os grandes mestres da humanidade.

Passou um período no Japão e tentou escrever haicais. Teve certa dificuldade, pois entende que é difícil escrever essa modalidade poética. Parece que foi moldada para os japoneses; só quem conhece a cultura e a literatura japonesas é capaz de escrever bons haicais. Mesmo assim, escreveu um livro com esse tipo de poesia. Deve ter se lembrado dos versos de Manoel de Barros que citou na palestra.

Além de poeta e cardeal, José Tolentino é professor universitário, doutor em Teologia, tem uma vasta obra poética, livros teóricos ligados à religião e ensaios espirituais e de reflexão filosófica. Os Dias Contados (1990) foi seu livro de estreia. Nenhum Caminho Será Longo (2013), de reflexão espiritual e existencial, foi publicado no Brasil pela Editora Paulinas. Ressalto, ainda, Os Enigmas Singulares (2026), uma antologia poética para o público brasileiro, lançada pelo Círculo de Poemas e autografada durante a realização da Flip.

josetolentino cardeal bibliotecas poesia vaticano aprendizado
Dom José Tolentino na Feira Literária Internacional de Paraty ▪️ YouTube: @flipfestaliteraria
Os grandes mestres, os sábios, nos dão todos os dias lições de humildade, e o poeta cardeal figura entre os grandes mestres da atualidade. Já veio ao Brasil para dar cursos em universidades católicas e dialogar com professores e alunos das PUCs – Pontifícias Universidades Católicas –, instituições de ensino superior privadas e comunitárias, ligadas à Igreja Católica e reconhecidas oficialmente pelo Vaticano.

No aconchego do lar, longe do estéril turbilhão da rua, parafraseando o poeta Olavo Bilac, não escrevi poemas, mas ouvi vozes de mestres que muito me ensinaram. Todos os dias aprendemos algo de novo; a vida é um eterno aprendizado.

Poetas de uma mesma geração, donos de obra vasta e ambos detentores de grande erudição, o português José Tolentino Mendonça e o brasileiro Edimilson de Almeida Pereira conversam sobre linguagem poética, enigma e identidade.

COMENTÁRIOS

leia também

Postagens mais visitadas