No cenário aflitivo enfrentado por todos os prefeitos e governadores mais próximos das tensões vividas por todos e do luto de milhões de...

Ontem e hoje

literatura paraibana politica brasileira governo federal estadual epidemia gripe espanhola covid combate separatismo
No cenário aflitivo enfrentado por todos os prefeitos e governadores mais próximos das tensões vividas por todos e do luto de milhões de famílias, e bem mais próximos dos heróis da Saúde como essa enfermeira, Edna Araujo, que A União entrevistou em pleno trabalho, assaltou-me a memória a leitura de um livro polêmico de Allyrio Wanderley, “As bases do separatismo”, escrito na ditadura de Vargas.

A motivação daquele autor patoense se sustentava na discriminação econômica, social e política imposta, desde o Império, aos estados do Norte e Nordeste, sobretudo o Nordeste, onde nasceu o Brasil. Contra a vontade de Allyrio, essa discriminação se disseminou sob outras formas, tanto na subestima a talentos e valores do povo como no desempenho econômico, mesmo depois das mudanças operadas a partir da Sudene de Celso Furtado.

Na visão de Allyrio nem a confederação haveria de servir, mas uma separação de nações, que ele via duas bem distintas, a do Nordeste miscigenado com índios, portugueses e africanos e a do Centro-Sul feita de italianos, japoneses, alemães, com outras cabeças e diferentes terras.

Não é o caso das cogitações confederadas de hoje num momento de séria discrepância do comportamento do governo central e os imediatos reclamos de prefeitos e governadores. Tanto é grave e sério o descompasso que a Corte maior, o Supremo, teve de legitimar nas instâncias confederadas a autonomia de ações.

Ou os estados agem por conta própria, providos dos recursos constitucionais, ou vamos esperar que o vírus enjoe e se retire quando quiser e por si mesmo. Nos dois cóleras do século 19 (vide Irineu Pinto / Datas e Notas para a História da Paraíba)
literatura paraibana politica brasileira governo federal estadual epidemia gripe espanhola covid combate separatismo
e um pouco na gripe espanhola, a providência foi mais de cemitério do que da ciência. Morreram 30 mil na província, o equivalente à população da capital, que contava apenas com três facultativos (médicos), Areia, Campina Grande e Mamanguape apenas com um, cada.

Não há termos de comparação entre os meios de hoje e os de 165 anos atrás. O que pouco mudou foi a imprevidência da população já denunciada pelo governador Pinto e Silva, num relatório em que não se sabe o que é pior, se a fúria do cólera ou a extensão e consequência da pobreza faminta, nua e mesmo assim conformada. Fúria, no entanto, que foi se dando por vencida, ao contrário dos nossos dias de ida a Marte e de inumeráveis premiações científicas.

Houve um felizmente no relatório do governador de 1856:

“Felizmente a epidemia com a mesma intensidade com que apareceu foi diminuindo, de maneira que a 15 de março um ou outro caso fatal apenas se dava”.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Parabéns Gonzaga Rodrigues..excelente texto.
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  2. Gonzaga cada vez mais Gonzaga, sempre muito bem atualizado. Parabens!

    ResponderExcluir

leia também