Depois da Quaresma, chegamos na semana da maior festa cristã: a Páscoa. Na época de Jesus, a celebração já existia, mas não com o signif...

Encarando os desafios de frente

pascoa lazaro ressureicao
Depois da Quaresma, chegamos na semana da maior festa cristã: a Páscoa. Na época de Jesus, a celebração já existia, mas não com o significado que tem hoje. Judeus de todos os lugares visitavam Jerusalém e a cidade ficava muito agitada.

À época, Jesus já vinha evitando aparecer em lugares públicos há um bom tempo, pois era ameaçado de morte pelos fariseus e doutores da lei. Por isso, passou a ensinar seus discípulos em lugares afastados. Mas Ele não estava com medo de morrer, apenas sabia que ainda não havia chegado a sua hora. E a hora certa era a grande festa da Páscoa. Ele, então, programou-se para chegar a Jerusalém faltando uma semana para as celebrações.
pascoa lazaro ressureicao
Hendrick Krock ▪ 1715
Assim, daria tempo de fazer tudo o que ainda precisava fazer, e a sua morte certa teria uma enorme repercussão.

Nem os Evangelhos nem os filmes conseguem traduzir a carga emocional que Jesus e os discípulos enfrentaram até chegar ao Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Os apóstolos se preocuparam até com a visita a Lázaro, pois sabiam que os fariseus queriam capturar e matar Jesus! Chegaram até a aconselhá-Lo a não fazer essa visita, mas Ele não tinha medo, pois sabia que a sua morte só aconteceria quando o Pai permitisse. Imagine, então, entrar em Jerusalém com toda a festa que o povo fez para recebê-lo! Os fariseus e os doutores da lei entenderiam isso como uma afronta, e Jesus pagaria muito caro por isso!

A grande lição de Cristo é que não devemos nos esconder do que Deus tem para nós. Prepare-se o tempo que for necessário, e apresente-se de cabeça erguida ao desafio que está diante de você. É um concurso? É um complô? É um julgamento? É um jogo? É um fim de namoro? É uma conversa com alguém importante para você? É um discurso? Enfim, é algo que vai ser difícil, mas necessário para o seu crescimento? Ah, você já sabe que vai morrer um pouquinho nesse desafio? Pois então lembre-se que para a semente germinar, ela precisa morrer. Jesus não teve receio de entrar em Jerusalém à vista de todos, mesmo sabendo que estava jurado de morte.

Então faça como Ele: não desanime e encare o desafio!
e

COMENTÁRIOS

leia também