Continuam cada vez mais crescentes as indagações dos pacientes em nosso consultório sobre essa temática, que ainda consideramos um...

As dietas da moda ou falta de consolidação científica?

cardiologia dieta obesidade
Continuam cada vez mais crescentes as indagações dos pacientes em nosso consultório sobre essa temática, que ainda consideramos um problema mal resolvido. Respaldado nesse importante aspecto, resolvemos escrever as linhas que se seguem abaixo mostrando nossa posição atual a respeito desse assunto que tão fortemente preocupa a população em geral.

cardiologia dieta obesidade
Michal Jarmoluk
A obesidade é uma doença crônica que afeta cada vez mais crianças e adultos. Nos países desenvolvidos, onde os alimentos ricos em energia são abundantes e baratos e os estilos de vida são cada vez mais sedentários, a obesidade, há algum tempo, já é um problema significativo. Os países em desenvolvimento têm a desnutrição como um dos maiores problemas, mas a obesidade vem crescendo assustadoramente e já é também considerada uma grave questão de saúde pública. No Brasil, segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, em 2008/2009 o excesso de peso afetava 50, 1% dos homens e 48% das mulheres, e a obesidade afetava 12, 5% dos homens e 16, 9% das mulheres adultas do país.

O tratamento da obesidade é bastante complexo e problemático. Em teoria, o controle do excesso de peso deveria ser simples, mas, para a maioria dos pacientes obesos, a perda ponderal é extremamente difícil e a manutenção do peso reduzido é ainda mais difícil. São vários os fatores incluídos na gênese da obesidade que se encontram ainda inconclusivos. Dentre eles, podemos destacar o papel dos macronutrientes.

cardiologia dieta obesidade
Giorgi Iremadze
É indiscutível que para perda de peso é necessário que se obtenha um balanço energético negativo, ou seja, uma diminuição da ingestão calórica e/ou um aumento do gasto energético. Vários estudos pretendem destacar a interferência dos diferentes tipos de dieta para perda de peso.

Surgem a cada dia novas dietas que prometem grandes reduções de peso e ficam conhecidas como Dietas da Moda. Para a maioria dos obesos, que já tentaram de tudo para emagrecer, o surgimento de uma nova dieta significa uma nova esperança para atingir o tão sonhado objetivo.

É importante salientar que a perda de peso não depende da composição de macronutrientes da dieta. Ela ocorre devido à restrição energética. O acompanhamento de pacientes obesos como uma intervenção multidisciplinar traduz resultados mais efetivos na perda de peso e manutenção da boa saúde.

cardiologia dieta obesidade
Timolina
Para o tratamento da obesidade é seguro afirmar que dietas hipocalóricas, balanceadas, individualizadas, considerando o estilo de vida e as preferências alimentares de cada um, e ainda que proponham uma reeducação alimentar, trazem os resultados mais eficazes e duradouros.

São necessários estudos com maior duração para avaliar a possível eficácia clínica e segurança de algumas dietas, como ferramenta terapêutica na redução e manutenção de peso em longo prazo.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também