Todos os dias, a cena se repete. Ao chegar em casa, sou muito bem recebido por ela. Ao ouvir a minha voz, ela se aproxima, a cauda da...

O prazer de chegar

gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Todos os dias, a cena se repete. Ao chegar em casa, sou muito bem recebido por ela. Ao ouvir a minha voz, ela se aproxima, a cauda dardejando no ar. Ao chegar aos meus pés, a cauda assume uma clave de sol, envolvendo a minha perna.

gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Luna Caprese ▪️ Acervo do autor
Depois, ela se estende no chão, em posição de si bemol, a barriguinha cor-de-rosa, sedutora, provocando-me para acariciá-la. É quando ela assume que é uma gata: rápido, ataca-me a mão, dando uma mordidinha provocativa. Aí eu alcanço o seu ponto fraco: a orelha! E ela se derrete, fecha os olhos, adorando a coceira.

Aliás, esse é o ponto fraco de todos os felinos: a coceirinha na orelha. Eu lhe dou um conselho: se um dia você estiver numa floresta e se deparar com uma onça, não tente correr, pois ela o pega. Procure alcançar a sua orelha e coçá-la. A onça se derreterá aos seus pés!

Essa gata é Luna Caprese, que também atende pelo apelido Têichon. Este epíteto foi-lhe dado pela minha netinha mais nova, Maria Ilma. E pegou!

Têichon é a governanta da casa: ela é quem bota ordem nos outros gatos. Faz isso só com o olhar! Ela se posta num ponto elevado, de onde descortina o apartamento e todos os outros bichos.

gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Têichon ▪️ Acervo do autor
Ela também manda em Merilú, a minha linda cadelinha da raça Dachshund, raça esta também conhecida por “salsichinha”.

Vez por outra, a gata dispara ao longo do apartamento, provocando os outros bichos para correrem atrás, como se fosse uma brincadeira de “pega”. Geralmente, quem engole a corda é Merilú, que corre atrás dela, latindo.

gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Merilú e a prima Lulu ▪️ Acervo do autor
Quando estou escrevendo no computador, Têichon vem conferir o que estou digitando. Estou concentrado; subitamente, aparecem duas patinhas tentando alcançar os meus dedos.
Já Maria Luiza Pires de Sá Espínola, também conhecida pelo apelido carinhoso de Merilú, é uma cachorrinha muito feminina, cor de caramelo, e que, com o falecimento da nossa querida e saudosa Minnie, passou a ser o único encanto canino do nosso lar.

gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Merilú ▪️ Acervo do autor
Todos os dias, quando chego, encontro Merilú me esperando na porta de entrada do nosso apartamento, vários andares acima do térreo. Penso que ela deve ter alguma câmera escondida na garagem, pois não falha ao me receber. Quando me ausento, ela vai até Ilma e se queixa veementemente, em sua própria língua, por eu ter saído sem levá-la.

Amiga fidelíssima, Merilú é o meu “tapete” de cor caramelo, quando estou na rede ou na minha poltrona. Louca por passeios no Parque Paraíba 4, aqui ao lado do nosso prédio, ela passa a tarde me seduzindo para descer. Corre até a coleira pendurada, late olhando expressivamente para mim e volta choramingando, até que finalmente eu a levo.

Ah, sim: ela é também muito inteligente; conhece várias palavras, como “passear”, “cadê a gatinha?”, “gato”, “comer”, “pega!” etc. Quando um dos gatos desaparece, eu peço, e ela o localiza pelo faro. E vem bem animada me contar onde o bichano está.

gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Merilú ▪️ Acervo do autor
Como vocês veem, para me recepcionar não falta bicho. Eu olho em torno, e estão todos olhando para mim. Além de Têichon e Merilú, perfilam-se para pedir a minha bênção os gatos Lince, Luc e Faísca.

Pela manhã, quando acordo e abro a porta do quarto, lá estão todos, aguardando. Até parece que estão ouvindo a nossa conversa por debaixo da porta. Que vergonha!

De tarde, quando me deito na rede para ler e usufruir da brisa, todos se aproximam e se deitam em torno.
Lince é uma gata sui generis! Ela perdeu uma pata num atropelamento. Foi acolhida por minha filha Ana Laura, que também é apaixonada por bichos e providenciou a sua cirurgia. Depois, dedicou-se a cuidar dela no pós-operatório. Apegou-se à gatinha e adotou-a.

gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Lince ▪️ Acervo do autor
Tempos depois, ela precisou dedetizar o seu apartamento e deixou a gata passar alguns dias aqui em casa. No entanto, aconteceu o inesperado: a gatinha adotou-me e fincou pé para não voltar para a casa de Ana Laura. Que pena. Que bom!

Embora tenha uma patinha a menos, isso não parece lhe fazer falta na agilidade, pois ninguém lhe contou isso: ela sobe e desce por todos os cantos do apartamento, corre para cima e para baixo, azunha aqui, mexe ali.

O seu maior prazer na vida é beber água corrente na nossa fontezinha ou numa pia, preferencialmente vertendo da nossa mão. Para isso, ela mia, chamando a atenção, até que eu ou Ilma vamos até a pia e deixamos a água correr. Aí ela solta alguns trinados e morde carinhosamente a minha mão. E sorve a água prazerosamente!

No entanto, fazendo jus ao seu nome, ela é muito arisca e um pouco antissocial, não tendo nenhuma aproximação com os outros bichos da casa. Ah! Há uma única exceção: ela só se dá bem com Merilú e se deixa cheirar por esta. Mas nada de carinhos, nada de intimidades. Até parece que é uma garota anglo-saxônica...
gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Luc Besson ▪️ Acervo do autor
Luc Besson é um belíssimo exemplar de felino! É literalmente “um gato”! Em seu lindo pelo pardo, lembra um príncipe etíope, tal a sua elegância no “vestir” e no se comportar. Enorme, nem por isso se impõe por ser macho, preferindo tratar todas as gatas muito bem, especialmente a tímida Faísca, a quem dedica um carinho explícito, sendo por ela correspondido.

Faísca, uma bonita gatinha preta, é muito feminina. Acho que ela tem alguma ascendência arborícola, pois só vive trepada nas cadeiras da mesa da copa, por baixo da toalha de mesa.

Faísca é um doce de pessoa. Extremamente carinhosa, especialmente com Luc, que vez por outra lhe lambe demoradamente o pelo — e vice-versa. A sua única manifestação de rara ferocidade é para com Lince. Sem motivo nenhum, sem nada que justifique, ela ataca a outra gatinha quando esta passa por baixo da mesa, seu território.

gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Luc Besson ▪️ Acervo do autor
Luc tem um espírito lúdico, pois adora brincar com bolas e petecas. Mas tem uma predileção especial pelas chucas das minhas netas: se deixar, passa o dia brincando com elas, até enfiá-las debaixo do sofá, onde não mais as alcançará. Aí fica miando, chamando a atenção, até que alguém tire os seus brinquedinhos debaixo do sofá.

Luc circula pela casa exibindo uma bela clave de sol o tempo todo, revelando o seu bom humor fidalgo. Ele passa também boa parte do dia deitado de costas no chão, em posição de “oração”, com as mãos postas. E dorme assim.

Estes dois últimos gatos pertenciam — digo, pertencem — ao meu filho Henrique, que os deixou passar uma temporada em nosso apartamento. Que maravilha!
gatos cachorros criar animais domesticos felinos bichos
Luc Besson e Faísca ▪️ Acervo do autor
Essa é a fauna que me faz companhia ao chegar em casa, enchendo de prazer a minha vida. Digo sempre que tenho netos e netas de 2 e de 4 (e até 3!) patas.

Nas tardes de sábado, o nosso apartamento fica parecendo um festival de Tom & Jerry: o menino corre atrás da menina, a menina corre atrás da cachorra, a cachorra corre atrás da gata... Uma alegria! Mas, quando dá 7 horas da noite, boto tudinho para fora! Xô! Vão para as suas casas! Precisamos descansar!

Esses são prazeres que a vida me reserva, os quais desfruto agradecendo a Ilma, pois nada disso seria possível se ela, que não gostava de bichos, não permitisse que eu os criasse em nosso apartamento.

Hoje, eu até conto com a sua ajuda quando algum deles está precisando. Ela tem sempre uma pomadinha para aliviar uma coceirinha deles. Ou uma raçãozinha extra!

Ela aderiu ao encanto dessa segunda família. Garantiu a existência desse outro amor que me faz feliz. Por isso, reitero-lhe minha completa gratidão!

COMENTÁRIOS

leia também

Postagens mais visitadas