Pronto. Agora, somamos três gerações dos Chaves nos trilhos. “Um avô na linha”, comentou um colega de jornal, dileto amigo dos dias de ...

Todos na linha

ferrovia trem nostalgia nordeste great western
Pronto. Agora, somamos três gerações dos Chaves nos trilhos. “Um avô na linha”, comentou um colega de jornal, dileto amigo dos dias de papel e tinta, ao ver foto minha em vagão da CBTU ao lado do filho mais velho e do neto que este me deu.

A “viagem” de início de semana teria ocorrido no sábado anterior, se minha sugestão não houvesse sido penosamente trocada por uma dessas praias vizinhas. Mas, em percurso doméstico, as minhas raivas andam de avião. Duram pouco tempo. E, além do mais,
ferrovia trem nostalgia nordeste great western
Gov. PB
Varadouro ▪ Centro histórico de JP
toda semana tem sua segunda-feira. A CBTU que nos aguardasse.

Meu filho, com quem, ele ainda pequeno, também passeei de trem, me apanhou ao fim do expediente no Tribunal de Contas. Almoçamos juntos e decidimos pegar o segundo comboio da tarde, com tudo brilhante e ensolarado. Propus que deixássemos o carro na garagem e seguíssemos por Uber até a Estação, no Varadouro, coração pulsante de João Pessoa até as primeiras cinco ou seis décadas do século passado.

Pois bem, não conseguimos pedir o carro por não haver “Estação Ferroviária de João Pessoa” como endereço a ser indicado ao motorista. Fazer o quê? Dirigimos rumo ao pátio da Rodoviária, ali estacionamos e seguimos a pé até o trem, dada a pequena distância entre um ponto e outro. Já no vagão, ocorreu-me a busca “CBTU João Pessoa” no aplicativo do sistema Uber e, bingooo!..., ali estava. Fica, então, a dica aos avós apaixonados e, como eu, dispostos a compartilhar com os netos as melhores lembranças dos meninos que fomos.

ferrovia trem nostalgia nordeste great western
Estação Ferroviária de João Pessoa
Outra dica: não busque a bilheteria no hall da Estação que nos seus princípios denominava-se Conde d’Eu, em homenagem ao marido da Princesa Isabel, vulto que ainda dá o nome a outros prédios do gênero e a outros trechos ferroviários. O lugar está em obras e, assim, você embarca pelo salão à direita muito mais estreito e sem graça. Ali, perguntei se os três bilhetes de R$ 2,50 por cabeça ainda valeriam para o retorno e ouvi que sim. “O senhor não precisa descer do trem. Vai e volta com o mesmo bilhete. Mas temos um atraso de quinze minutos para Cabedelo”, avisou o moço que me atendeu.

ferrovia trem nostalgia nordeste great western
Sistema de trens da capital paraibana ▪ Fonte: CBTU
Li sobre os equipamentos que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos mantém em João Pessoa. Atendem a Capital e as cidades de Santa Rita, Cabedelo e Bayeux, somando um percurso de 30 quilômetros, com 12 ou mais paradas. O sistema recebe o título de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e utiliza o modelo Móbile 3, dotado de duas cabines computadorizadas (uma em cada extremidade da composição) além de um carro reboque no meio.

Se a CBTU não me repassa informações desatualizadas, cerca de 8 mil pessoas embarcam e desembarcam, diariamente, daqueles vagões à base de até 600 passageiros por transcurso. São 24 carros, duas composições e 28 viagens por dia. Não havia a refrigeração prometida no vagão onde entramos e duvido que houvesse isso nos demais. Embarcamos, porém, em trem limpo e com jeito de novo.

Apenas tive os comboios da minha infância quando percebi a velocidade de 40 ou 50 quilômetros por hora, quando fechei os olhos para a escuta do barulho das rodas de ferro nos trilhos e quando revi o balanço individual e descompensado de cada vagão, cada um em sua própria cadência.

ferrovia trem nostalgia nordeste great western
ferrovia trem nostalgia nordeste great western
Sistema de transporte VLT em João PessoaCBTU

Mas, ali, eu tinha para mostrar ao neto o que chamei de minitrem. Perguntou-me sobre o vagão-restaurante e respondi que isso somente existiu quando os trens eram muito mais compridos e faziam viagens de longa distância. Eu já havia a ele contado dos pratos à mesa e do serviço “a la carte” no caminho para os estudos no Recife com saída da pequena Pilar. Cinco horas de viagem com mais de vinte estações no percurso.

Estação Ferroviária Conde D'Eu (Great Western British Road), a estação original de João Pessoa, então denominada de Parahyba do Norte, no início do Séc. XX.W. Giesbrecht
ferrovia trem nostalgia nordeste great western
Plataforma de embarque da Estação de João Pessoa, em 1950 G. Stuckert
É neta da extinta Great Western a CBTU que anda por aqui nos trilhos de hoje. É filha da Rede Ferroviária do Nordeste S.A. e, ao que percebo, já esteve mais perto de matar nossa saudade da velha maria-fumaça e estações do interior. Isso ocorria quando abria espaços para exposições de telas e artesanato. E para programas com propósitos e títulos saborosos: Vá ao Cinema de Trem, Estação Poesia (a vida e a obra de romancistas e poetas expostas em parceria com o Sesc), ou Muriçocas de Ferro (uma versão momesca do Trem do Forró, ele no mesmo cardápio). Tinha-se, desse modo, o moderno VLT a serviço do bucólico, daquilo que nos toca a alma. Eu diria que a tragédia da Covid interrompera tão bela iniciativa se a última notícia que disso temos não expusesse a data de 2013. Uma pena.

ferrovia trem nostalgia nordeste great western
AcervoFrutuoso Chaves
O passeio da segunda-feira que fizemos eu, meu filho e meu neto teve seu melhor momento na ida a Cabedelo com assentos de sobra e vagão menos quente. Ali, o trem inteiro superlotou. Cestos com restos de refrigerante e sanduíches, crianças com areia nas pernas e mulheres com shorts sobre o maiô não deixavam dúvida quanto à procedência daquela gente: uma das praias locais.

Puxei conversa. Uma senhora com uma menina ao colo disse-me que quase todos provinham de Santa Rita e de Bayeux. Perguntei da preferência por Cabedelo com João Pessoa a meio percurso e, encabulado, ouvi o óbvio: Tambaú, Manaíra ou Cabo Branco significariam despesa maior com trem e ônibus. Em Cabedelo, porém, podiam caminhar facilmente da estação até o mar. Eu esquecera que a CBTU tem os mais pobres no grosso da clientela. E lastimei a interrupção dos projetos e programas que para seus bancos poderiam atrair, também, a classe média.

Terei que repetir a aventura. Do alto dos seus nove anos, o neto encantadíssimo com o que viu já me pede isso, no que pese a queixa exposta de minuto a minuto no retorno para casa: “Oito cidades (oito paradas, na verdade) com o mesmo calor desgraçado”.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também