As cartas são o antídoto literário da efemeridade da vida. Segundo Goethe : “o mais significante memorial que uma pessoa pode deixar”. Po...

Carta de 11 de julho de 1944

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana sergio rolim mendonca holocausto carta vilma grunwald intolerancia polarizacao ideologica auschwitz

As cartas são o antídoto literário da efemeridade da vida. Segundo Goethe: “o mais significante memorial que uma pessoa pode deixar”.

Poucas cartas sobreviveram dos campos de concentração construídos pelos nazistas para exterminar o povo judeu durante o Holocausto.

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana sergio rolim mendonca holocausto carta vilma grunwald intolerancia polarizacao ideologica
Museu do Holocausto (EUA)
Aqui está uma nota curta quase indecifrável, da prisioneira tcheca Vilma Grunwald para seu marido médico Kurt. Ela, Kurt e seus dois filhos, John e Frank (Misa), foram presos como milhares de inocentes famílias judias transportadas para Auschwitz.

Na seleção, o médico da SS Josef Mengele envia o coxo John para a esquerda - para execução instantânea no campo de extermínio. Sua mãe, sabendo o que isso significava, opta por se juntar a ele em um ato de amor maternal.

Escreve então, uma nota momentos depois de ambos terem sido separados dos outros dois. Em seguida, a entrega a um guarda e pede que ele transmita ao marido Kurt, que seria colocado para trabalhar no campo de trabalho escravo vizinho como médico responsável pela restauração de prisioneiros feridos a um estado em que poderiam trabalhar novamente. Vilma e John são mortos na câmara de gás momentos depois.

Surpreendentemente, a carta a seguir chegou a Kurt, que sobreviveu ao Holocausto, e após sua libertação se encontrou com seu filho, também sobrevivente Frank. O original desta carta está no Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, localizado em Washington, DC, doada pelo filho dos Grunewald.

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana sergio rolim mendonca holocausto carta vilma grunwald intolerancia polarizacao ideologica
Museu do Holocausto (EUA)

"Kurt, meu único e querido, no isolamento estamos esperando pela escuridão. Consideramos a possibilidade de nos escondermos, mas decidimos não fazê-lo, pois achávamos que seria inútil. Os famosos caminhões já estão aqui e estamos esperando que comece o embarque.

Estou completamente calma. Você - meu único e querido, não se culpe pelo que aconteceu, era o nosso destino. Fizemos o que podíamos. Fique saudável e lembre-se de minhas palavras de que o tempo vai curar - se não completamente - então - pelo menos parcialmente. Cuide bem do garotinho de ouro e não o estrague muito com o seu amor. Ambos - continuem saudáveis, meus queridos. Estarei pensando em você e em Misa. Tenha uma vida fabulosa, devemos embarcar nos caminhões.

Para a eternidade, Vilma.


Infelizmente, a revolução tecnológica que nos deveria levar a um mundo de fraternidade, paz e segurança, está nos tornando piores, com um crescente ódio entre as pessoas, incentivados pela desinformação constante por meio dos meios de comunicação em massa.

Antes de tomarmos a vacina contra esta terrível pandemia que nos assola, precisamos nos imunizar contra a avalanche de notícias falsas que recebemos diariamente.

Esperamos que esse triste exemplo nos sirva de lição para que as tragédias da história não se repitam e a humanidade possa desenvolver e aplicar a bondade que está imbuída no homo sapiens.


Sérgio Rolim Mendonça é Engenheiro Sanitarista e Ambiental

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Um tema arido e ao mesmo tempo comovente e revelador, levando a uma incursao no tenebroso mundo do holocausto. Parabens, Sergio Rolim

    ResponderExcluir
  2. Um tema arido e ao mesmo tempo comovente e revelador, levando a uma incursao no tenebroso mundo do holocausto. Parabens, Sergio Rolim

    ResponderExcluir
  3. As crises do capitalismo são as crises do liberalismo na passagem do século 19 para o vinte, e do neoliberalismo, do 20 para o 21. Na esteira delas o fascismo está sempre ali, de mutuca. O que faz o texto oportuno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lacet. A tecnologia tem facilitado ao ser humano a mostrar suas garras exarcebando seu lado ruim.

      Excluir
  4. Às vezes o Pêndulo da ideologia exagera em sua oscilação, esticando muito mais do que deveria. E o resultado é o extremismo desumano observado na Alemanha nazi-fascista e na Rússia stalinista, extremismo este bem representado no episódio narrado.
    Pois não é que o Pêndulo está esticando novamente, com riscos para o retorno dessas manifestações de bestialidade?!
    Muito comovente a história, Sergio. E muito bem escrito, o texto.

    ResponderExcluir

leia também