Acordei pensando nele… será o meu primeiro Dia dos Pais sem o meu "velho"! Corri pra registrar, e só então vieram-me as pr...

Dia dos Pais sem ele

Acordei pensando nele… será o meu primeiro Dia dos Pais sem o meu "velho"! Corri pra registrar, e só então vieram-me as primeiras lágrimas, ausentes na última despedida. Continuava intrigado, por que será que não chorei, como meus inúmeros irmãos?

Dormi com esta pergunta ecoando ao inconsciente. De manhã, junto com o sol, veio, afinal, a desejada explicação: fui muito feliz com meu pai, recebi dele o amor que, pródigo, distribuiu com fartura. Desfrutei de seus conselhos, admirei-o, imitei-o com orgulho, pude ser seu amigo e, por fim, recebi a grata honraria de ser seu cuidador.

Acervo do autor
Revirando na mente o baú de presentes que me legou, encontrei muitos e valiosos. Alguns simples e passageiros, como o gosto pelos carros e a busca permanente pelo Eldorado, onde “juntaríamos o cobre com os dois pés e as duas mãos”; outros menos visíveis, porém mais valiosos, como a certeza de que o melhor carro é sempre o nosso, independentemente de cor, estilo, grife etc...; e que o dinheiro só tem valor, se formos livres para usá-lo como quisermos, colocando-o no justo lugar. De preferência, em seu caso, num carro novo, este sim, agora, o melhor.

Ganhei incontáveis conselhos, quase sempre sobre a difícil prudência:

‘Escolhe bem tuas companhias, meu filho!’

Este, em especial, acho que aproveitei bem, a qualidade dos meus amigos deve depor a meu favor. Finalmente, uma jóia preciosa, o gosto pelo serviço, olho em volta e começo a notar que me cerquei de vários amigos com igual predileção, foi com meus pais, e com ele em especial, que aprendi a deleitar-me com este prazer silencioso... talvez nem mesmo ele tivesse tal consciência. Hoje concluo que, a felicidade e a alegria de viver, que eram só suas, provinham principalmente deste prazer: poder amar e ajudar aos outros.

Rémi Walle
Lembro-me agora do orgulho que meu pai sentia pela oportunidade de ter cuidado do meu avô na velhice daquele, e agradeço a Deus por ter me concedido igual graça, pois entre tantos e amados filhos, de sangue e de coração, fui agraciado com a grande honraria de ser um dos seus últimos cuidadores.

Por fim, perdoem-me se possível, acho que não chorei porque, além do sentimento de dever cumprido, sinto que o devolvi feliz(eu e ele) ao Criador.

Quem sabe, relembrando um ritual que ele insistia em repetir neste último ano doente, quando não se deitava sem antes cumprimentar e beijar uma foto do seu velho, talvez este seja o seu Dia dos Pais especial, em que vai pôr fim à saudade do seu, enquanto apenas começo, e agora choro, a minha.

Deus sabe, e cuida dele agora.

Desce o pano... e o pranto!

(Texto que escrevi em 2011, em homenagem ao meu pai, José Olímpio de Queiroga Filho falecido em 01 de agosto daquele ano. Meu beijo saudoso, Dedé!)


SE PAI MANDASSE, EU FAZIA Fiquei daqui curioso Feito o filho de Garcia Ver a tal segunda estrofe Por certo prazer daria Talvez também pela falta Do meu que foi pra ribalta Se pai mandasse eu fazia... Mandava eu comprar remédio E eu avexado corria Cortar uma unha encravada Que pelos gritos doía Levar ou buscar recado Às vezes só um mandado Se pai mandasse eu fazia... Por hoje fiquei saudoso Do tempo em que convivia Com aquele herói jocoso Humano que só eu via Mas bom mesmo era que agora Mandasse a saudade embora Se pai mandasse eu fazia... Dedicado ao amigo Jota Garcia e a seu filho músico e compositor Eric Von Shosten. Gente muito boa!)(


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também