Eles fumavam e bebiam muito uísque e conhaque. Portavam pistolas e lâminas fatais, guardadas elegantemente no bolso interno do paletó. Mas...

Um pequeno tributo ao Film Noir



Eles fumavam e bebiam muito uísque e conhaque. Portavam pistolas e lâminas fatais, guardadas elegantemente no bolso interno do paletó. Mas, por outro lado, não falavam palavrões... não ficavam dizendo termos vulgares a cada cena. Era assim o chamado Film Noir. Boas histórias detetivescas, com excelentes interpretações, envoltas em mistérios e muitas sombras.

Atualmente, o que se vê são filmes canastrões, cujo sucesso depende da quantidade de sangue que jorra de veias dilaceradas por explosões mirabolantes.

As produções antigas não precisavam disso. Garantiam-se pelo enredo, sem necessidade de recorrer a cenas extremamente violentas ou de sexo explícito. Àquela época - pode acreditar - as pessoas vestiam terno para ir ao cinema ver uma boa história, como as listadas abaixo.

Clique nas imagens para ver os trailers originais de cada filme.



1Crepúsculo dos Deuses • Sunset Boulevard | 1950

Para fugir dos representantes de uma financeira, Joe Gillis (William Holden) se refugia na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas. O filme é insuportável, mas o pagamento é bom e como ele não tem muito o que fazer, aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas.



2Laura • 1944

Mark McPherson é um policial encarregado de investigar o assassinato de Laura Hunt, uma bela publicitária que teve o rosto destruído por tiros de espingarda. Durante a investigação, McPherson se sente atraído pela mulher assassinada.



3À Meia Luz • Gaslight | 1944

Alice Alquist, tia de Paula, é assassinada em sua casa e encontrada pela sobrinha. A polícia não obtém sucesso na investigação, e o tempo passa. Dez anos depois, Paula voltará a viver na mesma casa em Londres, agora com seu marido, que a mantém cada vez mais isolada da sociedade, por apresentar cada vez maiores problemas psicológicos dentro daquele lugar.



4Sombras do Mal • Night And The City | 1940

Harry Fabian prepara um golpe que pode lhe garantir o futuro em Londres. Ele acaba de conhecer um dos mais famosos lutadores de luta livre do mundo e espera, com ele, alterar o resultado de algumas lutas para faturar alto com as apostas. O que Harry não sabe, no entanto, é que a grande mentira que está armando pode se transformar numa verdade muito perigosa.



5A Dama de Shanghai • The Lady from Shanghai | 1947

O marinheiro Michael O'Hara vê a bela Elsa Bannister passeando de charrete no parque e a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister, marido de Elsa e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente relutante, Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. Na viagem também está George Grisby, sócio de Arthur, que oferece a Michael US$ 5 mil caso ele o mate.



6Silêncio nas Trevas • The Spiral Staircase | 1945

Helen é muda devido a um trauma de infância. Ela trabalha como cuidadora da inválida Senhora Warren em uma pequena cidade da Nova Inglaterra. A paz do lugar é quebrada quando três mulheres aparecem mortas. Um ponto comum entre elas é que todas possuem algum tipo de deficiência física. Quando outra morte acontece, agora na própria mansão, Helen desconfia que será a próxima vítima.



7À Beira do Abismo • The Big Sleep | 1946

Philip Marlowe é contratado para ficar de olho em Carmen, filha do General Sternwood, que está andando com má companhias e pode trazer problemas. Philip logo se apaixona pela outra filha de Sternwood, a mais velha, Vivien, que o detesta.



8 A Dália Azul • The Blue Dahlia | 1946

O capitão da aviação naval Johnny volta da guerra e, em casa, encontra sua esposa Helen beijando Eddie, dono da boate Blue Dhalia. Helen é alcóolatra e acaba admitindo que a morte do filho do casal decorreu da falta de cuidados dela, pela ingestão de bebida.



9Uma Vida Por Um Fio • Sorry, Wron Number | 1948

Leona Stevenson é uma rica herdeira que sofre sem saber de hipocondria e vive confinada a sua cama, se comunicando com o mundo exterior apenas pelo telefone. Em um dia, ela ouve uma ligação cruzada, quando dois homens planejam assassinar uma mulher. Leona avisa a companhia telefônica e a polícia, mas é ignorada. Para o aumento do desespero de Leona, seu marido Henry esteve desaparecido durante todo o dia. Leona, aos poucos, descobre para seu terror que a mulher ameaçada pelos bandidos é ela própria.



10A Carta • The Letter | 1940

Em Cingapura, a esposa do administrador de uma plantação mata um homem e declara ter sido em legítima defesa. O caso parece simples, mas a presença de uma carta muda o rumo dos acontecimentos.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Oi, Carlos!
    Não consigo assistir filmes violentos ou mesmo de terror e talvez por isso, não tenho pesadelos! :) Sempre gostei do ar misterioso dos filmes mais antigos. Dos que relacionou, somete assisti "A Dama de Shanghai" e "Crepúsculo dos Deuses".
    Dos filmes de gangsters e que não é muito antigo, gosto de "Era uma vez na América". Não sei quantas vezes assisti. Muitas vezes para apenas ouvir a trilha sonora!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma. Também não tenho nenhuma simpatia por filmes violentos. Dou um crédito aos filmes clássicos porque neles a maldade é tratada com sutileza e, no final, acaba prevalecendo o bem.

      Crepúsculo dos Deuses é uma grande obra. Experimente ver também Laura e A Carta, que também são excelentes.

      Excluir

leia também