A morte é um acontecimento existencial! Finitude! Essa é uma palavra que minha mãe vinha usando muito nos últimos tempos. Quando fez 8...

Finitude e medicina paliativa

morte assistencia partida despedida qualidade vida dignidade medicina paliativa
A morte é um acontecimento existencial!

Finitude! Essa é uma palavra que minha mãe vinha usando muito nos últimos tempos. Quando fez 89 anos, sentindo-se indisposta, ouviu do médico, do alto do seu poder maior: “A senhora não tem nada. É a finitude!” E ela, bem contrariada com esse diagnóstico devastador, desde então, não parou mais de falar esse mantra.

Venho em contato com a morte desde a despedida do meu pai, há quase três décadas. De lá para cá, muitas perdas de tios, primos, amigos queridos. No caso do meu pai, lidei muito mal. Tinha 39 anos e a minha crise dos
40 se deu não pelas rugas ou idade, mas pelas perdas e danos. Entrei em pânico e não admitia o sofrimento do meu pai. Foi um calvário assistir-lhe tão impotente. E minha fragilidade era tanta que, anos mais tarde, quando chegou a vez de Juca, meu amado companheiro, os familiares e amigos próximos, acharam que eu não resistiria a tamanha dor.

Mas a vida é um poço de surpresas inusitadas. E o ser humano uma incógnita. E eu, virava pedra, virava molusco, sem nem conhecer direito a poesia de Francis Ponge. Enfrentei tudo e mais um pouco, com uma calma toda minha. Até eu não me reconhecia naquele estado de/e em choque. Já sabia dos caminhos irreversíveis das perdas, e das circunstâncias, sem saída. Foquei no agora e no amor. Mas não foi algo consciente. Foi uma sobrevivência; um mar que transbordava em dor e silêncio.

Depois dessas duas experiências devastadoras de despedidas, passei a me interessar muito pelo tema da morte. Não por morbidez. Mas por interesse filosófico, se é que podemos chamar assim.

Logo depois da morte do meu pai, a revista Veja estampou uma matéria sobre “Morte Digna”, e fiquei muito triste em constatar o quão longe estávamos daquele direito. E pensei de como não temos profissionais para nos propiciar aquele direito e conforto que a matéria propunha.

Com Juca, como estava no hospital Sírio Libanês (SP), pude constatar essa trajetória de conforto hospitalar, médico, psicológico, enfim, tudo que alguém merece e deveria ter no seu momento de finitude; de limite, aceitação e resignação. Claro que, isso apazigua quem está doente, e seus familiares.

E foi lá, nesse hospital de excelência, que tive contato com o nome Medicina Paliativa. Depois, através da Dra. Anelise Carvalho Pulschen, com quem troquei algumas conversas interessantes.

Em um dos programas Café Filosófico (TV Cultura), na série "Finitude e o desejo da infinitude"!, a palestrante foi a geriatra Doutora em Bioética pela Universidade do Porto, Claudia Burlá. Fui tomada de ternura e curiosidade sobre essa área da medicina tão fundamental e tão distante de nós. Medicina Paliativa x Cuidados Paliativos. Tudo explicadinho. De como enfrentarmos doenças crônicas com os devidos cuidados
de proteção ao doente para minimizar dores, fadigas, e tantas fontes de sofrimento. E quando não há mais nada a fazer, aí é que temos o que fazer, disse a médica. Ou seja, alívio para o enfermo, seja com morfina, remédios, e cuidados com uma rede interdisciplinar de profissionais da área da saúde, para estar perto, ajudar, e fazer da finitude e da morte, um momento quieto, calmo, íntimo e transcendente.

Dra. Cláudia falou de mortes abruptas (acidentes, infartos, etc); doenças de câncer (diagnósticos e sobrevidas); doenças degenerativas crônicas (Alzheimer e outras demências) e de como lidar com cada uma das situações. Porque, explicava ela, quando temos o foco somente na doença, algo está errado. O doente é quem deve ser o foco. E quando temos um doente com doenças crônicas e de longa duração, como no caso do Alzheimer, toda a família adoece junto. Daí a importância de acionar profissionais que sabem lidar com a falta de comunicação do doente, a chamada caduquice, as dores, as fadigas, e outros sintomas difíceis para minimizar os sofrimentos do doente e de quem dele cuida.

Lembrei muito do trabalho da minha amiga Marta Pessoa e do site Mundo Prateado, que há tempos se dedica a pensar sobre a velhice assistida. E foi a partir da assistência à distância a um ente querido e brilhante em tudo que faz, desde os tempos das Lourdinas, que Marta começou a questionar tudo e todos que, de alguma forma, estivessem ligados à velhice e suas circunstâncias de saúde ou não.

Também tive a oportunidade de assistir ao curador do Café Filosófico, Alexandre Kalache, estrear com o episódio “Finitude e a revolução da longevidade”. Kalache falou da velhice, e de como ele, mineiro, e de uma família enorme, conviveu a vida inteira com os velhos da família e, de como essa convivência tinha sido determinante para sua vida e olhar, e lhe transformado em alguém mais compadecido e atento para o tema.

Hoje, com a expectativa de vida mais longa de nós todos, cheguei numa fase em que eu e todos os amigos lidamos de uma forma ou de outra com a finitude dos pais e demais familiares. Os assuntos em mesa de bar não fogem ao tema: “mamãe fez isso”, “a cuidadora fez aquilo”, como lidar com esse ponto ou aquele outro. Não sabemos nada. E tudo é des-encontro e sofrimento.

Precisamos urgentemente de pessoas que acompanhem o idoso ao cinema ou ao parque; pessoas que leiam poesia para eles (como no filme Em Seu Lugar ); pessoas acompanhantes que contem histórias, que conversem, que façam massagem, etc e tal. Leio que nos países nórdicos, alunos de Universidade
ganham descontos e bolsas para dividirem casas com os velhos solitários. Eles, os jovens, ganham generosidade e compaixão, e os idosos companhia e juventude. Sim, só os familiares não dão conta de tantas demandas, paciência, tempo e abnegações para com os seus velhos. Vale conferir o filme Juventude — um belo, ácido e impactante retrato da velhice, para nos assustarmos ainda mais com este tema.

Penso também em outro filme igualmente belo e intrigante – A Partida (Yôjirô Takita, 2008), vencedor de melhor filme estrangeiro do Oscar 2009 – em que um jovem violoncelista desempregado e assustado arruma um emprego numa funerária, para embalsamar e preparar os mortos para sua despedida. No início, assustado com o corpo inerte e seus medos da morte, se apavora. Aos poucos, vai se familiarizando com aquela tarefa de rituais e expertise, mergulhando no ofício da Cerimônia do Adeus (Simone de Beauvoir), e se encanta com os momentos transcendentes que o enleva, tornando-o uma pessoa melhor.

E por entre finitudes, partidas, dores, despedidas, me interesso cada vez mais por novas abordagens da morte como parte da vida. Claro que, eu mesma já me encontro finita em tantas coisas... Um outro lado de tudo, Irreversível. Insuportável. Mas que, podemos sim, ter direito ao nosso luto apaziguado, como mostra as pesquisas desta área Paliativa, e que, quando temos direitos e carinhos médicos, a dor da despedida transforma-se, sim, em aceitação e apaziguamento. Acho que foi isso que tive, quando de Juca, e é o que desejo para todos.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Perfeito. Texto que se lê enquanto a memória o confirma com iguais angústias nossas. Ana Adelaide já o inicia tão poderoso quanto sensível:
    - Finitude! Essa é uma palavra que minha mãe vinha usando muito nos últimos tempos. Quando fez 89 anos, sentindo-se indisposta, ouviu do médico, do alto do seu poder maior: “A senhora não tem nada. É a finitude!” E ela, bem contrariada com esse diagnóstico devastador, desde então, não parou mais de falar esse mantra.
    Creio que o epicentro de meu último livro é a comparação entre tudo que se chora e se lamenta, com direito a Verdi, Haendel e Bach, na Sexta-Feira da Paixão - as três horas na cruz "pela nossa salvação" - e "as... vinte e seis ... MIL, / viu?, / em que o câncer – /corrosivo - atormentou e matou minha mãe, / sem qualquer objetivo."
    Veja que a palavra "Calvário" ( não o do Cristo, mas o de Maria, como a vemos em seu esmagador desespero da versão da pietà no filme de Zeffirelli ), entra nesta outra passagem da ... "via dolorosa" de Ana Adelaide:
    - Entrei em pânico e não admitia o sofrimento do meu pai. Foi um calvário assistir-lhe tão impotente. E minha fragilidade era tanta que, anos mais tarde, quando chegou a vez de Juca, meu amado companheiro, os familiares e amigos próximos, acharam que eu não resistiria a tamanha dor.
    Acho que acaba de aparecer nossa cronista maior.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo o texto que com certeza vai ajudar muitas pessoas, recebas meu carinho e minha gratidão 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

leia também