Foi na margem direita do Sena que descobri uma Paris mais autêntica e mais generosa. Uma gente simpática e calorosa. Os pequenos museus...

Foi na margem direita do Sena que descobri uma Paris mais autêntica e mais generosa. Uma gente simpática e calorosa. Os pequenos museus do 9º distrito, a casa ateliê que abriga a pintura de Gustave Moreau e o Museu da Vida Romântica faziam parte de meus passeios a pé pelo bairro. As ruas próximas, como Germain Pilon, onde mora um amigo, e a Rue des Abbesses, no 18º Arrondissement são vias cheias de vida, de pequeno comércio que se alongam até o sopé de Montmartre. Costumava subir as escadarias de

Qual a importância de dominar as rédeas da tua vida? Mesmo que procures obstruir os acontecimentos, principalmente os advindos das tu...


Qual a importância de dominar as rédeas da tua vida?

Mesmo que procures obstruir os acontecimentos, principalmente os advindos das tuas escolhas, eles acontecem.

Quando positivos, as flores do jardim da vida desabrocham.

Fugindo de Javert, Jean Valjean invade o terreno do convento do Petit-Picpus-Saint-Antoine, em Paris, onde viviam enclausuradas as bern...

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Fugindo de Javert, Jean Valjean invade o terreno do convento do Petit-Picpus-Saint-Antoine, em Paris, onde viviam enclausuradas as bernardinas da adoração perpétua. Lá, ele encontra Fauchelevant, por ele ajudado em uma ocasião anterior (Parte I, Fantine, Livro 5, Capítulos 6 e 7), trabalhando como jardineiro

Há uma completa desolação. O silêncio do mundo. Apenas os pequenos ruídos, quando anda pela sua casa, quando veste ou tira uma roupa. ...

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Há uma completa desolação. O silêncio do mundo. Apenas os pequenos ruídos, quando anda pela sua casa, quando veste ou tira uma roupa. Quando come, quando bebe, todos os sons se agigantam porque talvez não haja uma humanidade lá fora. O vento, sim, talvez o vento que sopra pela janela. Um vento que traz suas mensagens codificadas, como notícias de algo que não aconteceu, vazias de ocorrências.

Sandrinha acorda muito cedo, ergue os braços ao céu e sai pela areia da praia do Cabo Branco louvando o sol nascente. Sua cama é um dos...

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Sandrinha acorda muito cedo, ergue os braços ao céu e sai pela areia da praia do Cabo Branco louvando o sol nascente. Sua cama é um dos banquinhos de cimento da calçadinha e sua morada é um oleado que cobre seus teréns (e são muitos). Em seguida, recolhe seu “imóvel” e carrega tudo para sua segunda casa, defronte ao bar do Cuscuz, onde ocupa a sombra de três frondosas árvores à beira-mar. Nunca vi Sandrinha perturbar ninguém; nada pede e, no seu mundo particular, deve ser muito feliz, porque jamais reclama. Só quer que a deixem na paz da praia.

Não dirijo há sete anos, desde quando, irritado com um trânsito mais complicado a cada amanhecer, dei ao filho mais novo o carro que e...

frutuoso chaves xaras
Não dirijo há sete anos, desde quando, irritado com um trânsito mais complicado a cada amanhecer, dei ao filho mais novo o carro que eu tinha. Agora, com alguma frequência, vejo-me obrigado a responder a motoristas de Uber se Frutuoso é, mesmo, o meu primeiro nome. “Não é sobrenome?”. E eu: “Não. É nome herdado do avô paterno que me levou à pia batismal.

Em nossas peregrinações, na busca perene pelo estudo, pela pesquisa e pelo saber, encontrei, a bordo da aeronave em que viajava, uma re...

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Em nossas peregrinações, na busca perene pelo estudo, pela pesquisa e pelo saber, encontrei, a bordo da aeronave em que viajava, uma revista que trazia uma matéria das mais interessantes e, por que não dizer, comovente para a medicina e para a sociedade brasileira como um todo.

    Nada é o que parece ser Sai de mim sabor viciante do excesso de trabalho Estado negativo das notícias que se atropelam O...

tatui sao paulo poesia cristina siqueira
 
 
Nada é o que parece ser
Sai de mim sabor viciante do excesso de trabalho Estado negativo das notícias que se atropelam O cansaço está no ar Psiu, silêncio Vozes demais Tonta eu ao olhar para múltiplas direções O coração Oráculo que fala a verdade

Edward Louis Bernays (1891–1995) foi um dos arquitetos da manipulação moderna da opinião pública. Sua relevância decorre do modo como ...

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Edward Louis Bernays (1891–1995) foi um dos arquitetos da manipulação moderna da opinião pública. Sua relevância decorre do modo como traduziu conceitos psicanalíticos para o campo da comunicação e da propaganda. Inspirado pelas teorias de seu tio, Sigmund Freud (1856–1939), Bernays enxergava os desejos ocultos como forças determinantes no comportamento humano, os quais podiam ser explorados estrategicamente para moldar escolhas, hábitos e valores.

A escrita é, sem dúvida, um dos mais poderosos meios de expressão humana, capaz de moldar pensamentos e sentimentos, e influenciar gera...

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A escrita é, sem dúvida, um dos mais poderosos meios de expressão humana, capaz de moldar pensamentos e sentimentos, e influenciar gerações inteiras. Ao longo da história, muitos autores se destacaram não apenas por sua habilidade em criar narrativas envolventes, mas também por sua capacidade de tocar o coração e a mente dos leitores. Escritores como

Ah, meus amigos, minhas amigas, hoje vou fazer uso “dessas mal traçadas linhas” para contar a vocês coisas de um ranchinho, uma modesta...

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Ah, meus amigos, minhas amigas, hoje vou fazer uso “dessas mal traçadas linhas” para contar a vocês coisas de um ranchinho, uma modesta edificação em duas águas, três de suas paredes em treliças organizadas em ripas de pinho e, onde haveria de ser a quarta delas, nada de alvenaria, nada de madeira, apenas um vão completamente livre para que, por ali, pudesse adentrar toda a benquerença que estivesse nas redondezas.

O Quinhentismo brasileiro nos apresenta dois tipos de literatura: literatura de informação e literatura de catequese. O primeiro doc...

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O Quinhentismo brasileiro nos apresenta dois tipos de literatura: literatura de informação e literatura de catequese. O primeiro documento quinhentista redigido no Brasil é a famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, narrando a chegada oficial de portugueses ao território brasileiro e seu contato com os Tupiniquins.

Um impetuoso adeus emerge neste dia: a ponte que construímos ruiu. Meus silêncios nem eu sabia mais o que diziam. Meus gestos contidos...

Um impetuoso adeus emerge neste dia: a ponte que construímos ruiu. Meus silêncios nem eu sabia mais o que diziam. Meus gestos contidos na minha postura lacônica. Você sempre a cobrar um sorriso quando você mesma já o tinha roubado. Eu caminhava sem bússola, sem desejo, porque o seu olhar já não me revelava a vontade de prosseguir em um relacionamento anulado pela possessividade.

O primeiro mestre-escola do Brasil foi o padre jesuíta José de Anchieta. Há quase 500 anos (13 de julho de 1555), chegou ao nosso país ...

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O primeiro mestre-escola do Brasil foi o padre jesuíta José de Anchieta. Há quase 500 anos (13 de julho de 1555), chegou ao nosso país nos momentos iniciais, quando todas as terras eram habitadas por nativos e onças selvagens. O jovem missionário embrenhou-se pelas matas virgens, espalhando as pérolas do saber.

Na lírica de Augusto dos Anjos, “Tristezas de um Quarto Minguante” não goza do prestígio de “Monólogo d...

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Na lírica de Augusto dos Anjos, “Tristezas de um Quarto Minguante” não goza do prestígio de “Monólogo de uma Sombra”, que tem um valor programático. Também não desfruta da popularidade de “Versos Íntimos”, lapidar soneto em que o poeta, um tanto filosoficamente, aborda a ingratidão humana. Tampouco tem a ressonância de “Os Doentes”, alegoria da nossa condição de seres marcados pela pecha da falta original. É, no entanto, devido à simplicidade, ao registro da solidão em que se encontra o eu lírico e ao vigor com que celebra a Natureza, uma das composições mais tocantes e expressivas do poeta do “Eu”.

A moça da loja de materiais artísticos olhou para a minha lista com uma sobrancelha levemente arqueada. “Só essas cores?” ⏤ perguntou, ...

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A moça da loja de materiais artísticos olhou para a minha lista com uma sobrancelha levemente arqueada. “Só essas cores?” ⏤ perguntou, num tom que era mais curiosidade do que crítica. Eu havia anotado um azul ultramarino vibrante, um amarelo ocre terroso e um carmim profundo. Faltavam o branco puro e o preto absoluto, os extremos, os julgamentos fáceis.