Todas as noites é sempre a mesma história. Depois de passar o dia sendo disputada pelos nossos filhos e netos e a todos servir sem fazer d...

Prazeres noturnos

literatura paraibana prazeres domesticos rede artesanto venezuelano jose mario espinola
Todas as noites é sempre a mesma história. Depois de passar o dia sendo disputada pelos nossos filhos e netos e a todos servir sem fazer distinção, sem demonstrar predileções que possam causar ciúmes, é chegada a hora de ela me acolher para alguns momentos mais íntimos.

Ela espera pacientemente, até que me decida a ceder ao seu apelo. Às vezes demoro muito a ir para o quarto, escrevendo alguma coisa até tarde, ou assistindo um bom filme, um documentário sobre a natureza, um noticiário ou um debate político ou cultural. Mas ela não perde a paciência, apenas me aguarda.

Quando finalmente chego ao quarto, eu não caio diretamente nos seus braços. Eu a observo e sinto a vontade de logo me entregar. Ela está a me observar, armada com os braços abertos, já preparada para me receber. Porém não cedo aos meus impulsos: a noite é criança.

Primeiro tomo uma ducha morna relaxante, troco a roupa, vestindo o meu pijama mais limpo, recém-lavado e cheiroso. Porém após o asseio, nem sempre atendo diretamente ao seu apelo silente. Mas ela não reclama nunca.

Às vezes lembro-me de alguma coisa lá fora e me levanto. Ponho as gatas e as cadelas pra fora do quarto. Ela só observa atenta, concordante.

Vejo se ainda tem alguma das crianças acordadas. Se for necessário, eu embalo ou conto uma história. Depois é que retorno ao meu quarto. Ela não perde a classe.

Inquieto, hiperativo que sou, não me deito logo. Saio, pego água, apago uma ou outra luz esquecida, para voltar para a cama e para a minha leitura. Mas ela não se ofende.

Deito na cama, abro um livro, uma revista ou o jornal A União, leio todos os artigos, o caderno de cultura. Quando o sono não chega abro A Recreativa, revista de exercícios mentais, palavras cruzadas e rebus. Ela nada diz, só espera.

Às vezes adormeço mais cedo do que o costume, na cama mesmo, roncando por cima da leitura, com a luz da cabeceira acesa. E ela continua lá, a paciência personificada.

Até que, enfim numa outra hora, lá pra segunda metade da noite, geralmente despertado pelo frescor do amanhecer é que eu me acordo, para finalmente tomar a decisão.

Só então me levanto, contorno a cama e deito-me em seus braços. Satisfeita, ela me enlaça, me envolve, me protege, me aquece. E assim eu termino a minha noite.

Pois é, todas as noites é sempre a mesma história. Demoro muito a tomar uma decisão, até me decidir a deixar a cama macia para só assim me entregar...

...ao aconchego da rede!


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Grande homenagem a um complemento maravilhoso na vida de todo nordestino raiz.

    ResponderExcluir
  2. É , colega, faz parte do seu perfil hiperativo ,até a noite se movimentar e aproveitar o silêncio, qdo todos todos descansam,ainda fazer sua leitura até relaxar e o sono chegar devagar, enqto o cérebro descansa. Excelente . Abraços Ana e Marcos

    ResponderExcluir
  3. Merecida homenagem, Zé Mário, a quem nos acolhe desde o nascimento e muita vez nos embala no último alento. Francisco Albuquerque

    ResponderExcluir
  4. Agradeço as palavras elogiosas de todos vocês. Eu gosto tanto de rede que, se fosse morar em Londres ou Nova Iorque, teria uma rede no meu quarto.

    ResponderExcluir
  5. Complementando, com ousadia, o pensar do nosso Zé Mário.
    "Um cantinho e você
    uma rede ao luar
    uma vela a correr
    num pedaço de mar
    na paisagem tranquila o sussurro..."
    Cada um que complete o pensamento.

    ResponderExcluir
  6. Grande poeta Arael, valorizando com Sergio Rolim os meus
    trabalhos literários.

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu texto . Feliz Ano Novo junto da querida Ilma e seus familiares.

    ResponderExcluir

leia também